Corporação Villa-Lobos realiza oficina e palestra sobre ritmos nordestinos

Giro Gourmet

A Sociedade Mantenedora da Corporação Musical Villa-Lobos promove Oficina Musical e Palestra sobre Ritmos Nordestinos, idealizada pelo professor Geremias Tiófilo e com o professor Cacá Malaquias como convidado. As inscrições são gratuitas e online. As atividades serão realizadas dia 2 de julho, na Estação Musical, ao lado do Museu Ferroviário de Indaiatuba.

A oficina é voltada para entusiastas e músicos de sopro, percussões e cordas, além dos alunos dos cursos Banda Escola e Banda e Comunidade da Corporação Musical Villa-Lobos. “A oficina visa o aprimoramento dos estudos nos ritmos nordestinos do baião e maracatu”, conta Geremias.

Os alunos irão praticar ainda ramificações rítmicas como xote, forró, forró pé de serra, entre outros, sob a visão especialista de um músico nativo, utilizando instrumentos de sopro e de percussão.

A programação se concentra no dia 2 de julho. Das 9h às 11h, acontece a oficina e aula prática para percussões e sopros com Geremias Tiófilo. Das 14h às 16h, é a vez da oficina com Cacá Malaquias, seguido de concerto comentado às 18h, aberto ao público em geral.

Concerto comentado

Arretado é o título do concerto comentado com o convidado Cacá Malaquias e reúne no repertório faixas de Heitor Villa Lobos a Luiz Gonzaga, passando pelo samba, choro, frevo, baião e xote.

“Além das composições emblemáticas da música brasileira, peças autorais indicam o repertório atrativo da noite, que contará também com a apresentação de uma vídeo-narrativa do arranjo para composição Variações de Baião e Maracatu, objeto de pesquisa acadêmica musical sobre a prática interpretativa dos ritmos nordestinos”, comenta Cacá.

O convidado será acompanhado por Geremias Tiófilo (saxofones/pífano), Guilherme Ribeiro (acordeão), Jonathan Nunes (zabumba) e Cesar Zoppi (triângulo).

Professores

Geremias Tiófilo Pereira Junior é saxofonista, clarinetista e flautista, doutorando em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na linha de pesquisa sobre estudos instrumentais e performance musical. Iniciou sua carreira musical na Universidade Livre de Música do Centro Tom Jobim, em São Paulo, no ano de 1996, onde participou da Banda Sinfônica Jovem do Estado, sob direção de Mônica Giardini.

Em 1997 estudou saxofone com o renomado professor Isidoro Longano (Bolão) na Escola Municipal de Música de São Paulo. Participou de diversos festivais em Tatuí e Campos de Jordão no período de 1997 a 2004. No ano 2000 recebeu o prêmio Maestro Luís Arruda Paes da Secretaria de Cultura do Estado, indicado como melhor bolsista do Festival de Inverno de Campo de Jordão.

De 2003 a 2007 foi premiado no Prêmio Nabor Pires Camargo, realizado pelo Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura. Em 2020 participou do concerto de comemoração aos 20 anos do prêmio ‘Maestro Luis Arruda Paes’, no auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão. Atualmente, é músico das Bandas Sinfônicas de Sumaré e Americana e professor de saxofone da Escola de Artes da UNASP-HT (Centro Universitário Adventista de São Paulo).

Carlos Antonio Malaquias é compositor, arranjador e multi-instrumentista, formado pela Fundação das Artes, de São Caetano do Sul, em 1978. É natural de Carnaíba (PE) e iniciou os estudos musicais com seu pai, o maestro Petronilo Malaquias.

Com apenas 7 anos, começou a tocar clarinete na banda filarmônica Santo Antônio, passando para o sax alto aos 10 anos nos grupos de forró pé de serra e orquestras de frevo e bailes da região. Atuou com vários artistas nacionais e internacionais em várias formações musicais, entre eles: Nico Assumpção, Banda Savana, Roberto Carlos, Ray Conniff Orquestra, Raul Seixas e Natalie Cole.

Tocou em festivais na América Latina, Europa e Japão. Fundou junto com amigos a Banda Mantiqueira, indicada quatro vezes ao Grammy Latino. Atualmente, é professor e diretor da escola de música de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco.

Oficina Musical e Palestra sobre Ritmos Nordestinos

Data: 2 de julho
Horário: 10h às 16h (aulas) e 18h (concerto comentado, aberto ao público)
Inscrições gratuitas
Link
https://bit.ly/39I6YHN
Local: Estação Musical
Endereço: Rua da Convenção, 1, Jardim Pompeia (ao lado do Museu Ferroviário de Indaiatuba)
Informações: (19) 3875-6144

Foto: Divulgação/PMI

Deixe um comentário