Novo caso da Varíola dos Macacos é confirmado em Indaiatuba

Cidades

O Instituto Adolfo Lutz confirmou na terça-feira (21) o segundo caso da Monkeypox, conhecida como Varíola dos Macacos, em Indaiatuba. Trata-se de homem, 38 anos, residente em Indaiatuba. O paciente é familiar do primeiro caso confirmado e esteve também em viagem para Europa, por isso é considerado um caso importado. Ele passa bem e segue com o isolamento domiciliar. Este é o terceiro caso confirmado na região, o sétimo no estado de SP e o 11º no país.

O paciente de 38 anos já estava em isolamento devido ao contato com o primeiro caso da doença e em acompanhamento diário, relatou ao Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Indaiatuba no início da tarde de segunda-feira (20) o aparecimento de lesões. Colheu-se o exame e a confirmação chegou na noite da mesma data.

Monkeypox é uma doença viral transmitida por contato próximo ou íntimo com pessoa infectada, com lesões de pele ou ainda por contato com objetos e tecidos utilizados por infectados. Não há tratamento específico, mas de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões.

Sintomas

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De 1 a 3 dias após o início desses sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele que podem estar localizadas em mãos, boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Prevenção:

– Evitar contato próximo/íntimo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado;

– Evitar o contato com qualquer material, como roupas de cama, que tenha sido utilizado pela pessoa doente.

– Higienização das mãos, lavando-as com água e sabão e/ou uso de álcool gel.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Deixe um comentário