Novo Peugeot 408, um fastback inovador

Auto Teste

O Peugeot 408 se distingue principalmente pela silhueta Fastback dinâmica e pelo conceito diferenciado das categorias existentes, mas também por seu estilo reconhecível entre todos. A postura, felina, é característica dos modelos da marca. As linhas são afiladas e a grade, que reproduz a cor da carroceria integrando-se perfeitamente na face dianteira, ostenta o novo emblema, ilustrado por uma cabeça de Leão. O recorte invertido do para-choques traseiro surpreende e confere ao perfil um dinamismo inédito. O 408 está solidamente assentado sobre grandes rodas de 720 mm de diâmetro, e os aros icônicos de 20 polegadas apresentam um desenho geométrico disruptivo. Na dianteira, a assinatura luminosa na forma de presas faz do 408 um perfeito integrante da família Peugeot, bem como as lanternas de LED com três garras na traseira.

Com um comprimento de 4,69 m e uma distância entre eixos de 2,79 m, o modelo oferece um espaço interno notável na 2ª fileira, com um espaço para as pernas de 188 mm. O porta-malas também é generoso, com um volume de 536 litros extensíveis para 1.611 litros com os bancos traseiros rebatidos. A altura de 1,48 m torna a silhueta fina e esbelta, contribuindo para a eficiência aerodinâmica.

Oferece ao condutor e aos passageiros a última geração do PEUGEOT i-Cockpit®, inconfundível com seu pequeno volante dedicado ao prazer de conduzir e ao domínio da agilidade.

O destaque vai para a qualidade do acabamento e conectividade da cabine, que incorpora as tecnologias mais recentes para tornar a experiência de condução e viagem mais intuitiva e gratificante.

Alimentados por 6 câmeras e 9 radares, os sistemas de auxílio à condução tranquilizam e protegem. Eles incluem:

  • Cruise Control adaptativo com função Stop and Go;
  • Visão noturna (Night Vision) que permite alertar a presença de animais, pedestres ou ciclistas na via antes de eles aparecerem no feixe luminoso dos faróis;
  •  Vigilância de ponto cego com longo alcance (75 metros);
  • Alerta traseiro de tráfego que previne de perigos potenciais em marcha ré.

A oferta de motorizações inclui duas versões híbridas recarregáveis de 180 e 225 cv e uma versão a gasolina de 130 cv. Todas estão associadas a uma caixa de câmbio automático de 8 marchas EAT8. Uma versão totalmente elétrica será lançada em alguns meses.

A eficiência esteve no foco do desenvolvimento do 408. A associação de esforços em matéria de aerodinâmica, de redução das massas (a partir de 1.396 kg) e de motorizações com baixas emissões resultou em consumos de energia médios incrivelmente reduzidos (em vias de homologação), tanto no caso dos modelos híbridos como no da versão térmica.

O novo 408 chega ao mercado europeu já no começo de 2023. Veículo com vocação mundial, será produzido inicialmente na França, em Mulhouse e, logo em seguida na fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local.

Por Evandro Magnusson Filho | AUTO TESTE

Deixe um comentário