SAAE Indaiatuba recebe 4,6 mil mudas do Consórcio PCJ para ações de reflorestamento em 2020

Cidades

O Consórcio PCJ realizou durante esse ano a doação de 4,6 mil mudas de árvores nativas ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Indaiatuba. As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal de Piracicaba, principal parceiro do Consórcio em projetos de reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ.

O plantio foi realizado em duas etapas, sendo a primeira nos meses de maio, junho e julho e a segunda em agosto, setembro, outubro e novembro. As mudas foram plantadas às margens da Represa Capivari-Mirim e na área verde do loteamento Monte Verde. O processo de plantio contemplou a locação, abertura das covas, adubação, plantio das mudas e irrigação. A manutenção e o acompanhamento da área reflorestada será realizada pela equipe do SAAE.

Até o momento, o Consórcio PCJ já realizou a doação de 44,4 mil mudas aos associados. A previsão é de que até o final de dezembro sejam doadas no total 50 mil mudas para ações de recuperação florestal. Já receberam essas doações, além de Indaiatuba, os municípios de Amparo, Bragança Paulista, Capivari, Holambra, Ipeúna, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Rafard, Rio das Pedras; e, também, a Fundação Florestal de Piracicaba e as empresas associadas: Pirelli, Unilever, Usina Açucareira Furlan e Usina Ester. Até o final do ano ainda serão contemplados com novas doações a Prefeitura de Holambra, a Fundação Florestal de Piracicaba e a Usina Furlan.

Segundo o assessor técnico do Consórcio PCJ e um dos responsáveis pelo PPM, Flávio Forti Stenico, mesmo com as restrições de atividades nos municípios imposta pela pandemia de Covid-19, a entidade não paralisou suas atividades de recuperação florestal e suas parcerias. “Ainda com algumas dificuldades e medidas de segurança por causa do coronavírus, as atividades de apoio aos municípios em ações de recuperação de matas ciliares continuaram durante o ano de 2020”, disse Stenico.

Foto: Divulgação/Consórcio PCJ

Deixe um comentário