INSS suspende atendimento em agências

Cidades

São mantidos apenas serviços como perícias; alternativa é usar o portal gov.br/meuinss

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o atendimento nas agências pelo período de 15 dias. Serão mantidos apenas atendimentos agendados para cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais.
Segurados que estavam agendados para comparecer a agência para outros serviços deverão ser remarcados para data posterior à suspensão. A nova data será informada a todos os segurados, sem a necessidade de novo agendamento.
Além disso, para evitar aglomerações na sala de espera das agências, foi determinado que o acesso seja limitado aos segurados agendados para os próximos 20 minutos de cada agendamento, em especial da perícia médica. Acompanhantes serão permitidos somente em situações indispensáveis.
O INSS reitera que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o “Meu INSS” através do gov.br/meuinss ou ligar para a Central 135, de segunda a sábado de 7h às 22h horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, como, por exemplo, em caso de perícia médica.

Poupatempo
A partir de segunda-feira (23), os postos do Poupatempo vão reduzir em até 70% a quantidade de atendimentos diários, feitos mediante agendamento, e passam a priorizar apenas os serviços presenciais essenciais, como a segunda via de RG, renovação de CNH e a primeira via de RG para menor. Os demais serviços, mais de 40, podem ser realizados de forma digital, no portal poupatempo.sp.gov.br

Cartório eleitoral
Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os atendimentos presenciais estão suspensos nos cartórios – mesmo aqueles que haviam sido agendados. Quem precisar de serviços como cadastramento biométrico ou transferência do título eleitoral deve fazer o reagendamento.

MPT recomenda medidas preventivas em empresas
O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu na terça-feira (17) recomendação às secretarias municipais de Saúde de 89 municípios do interior do Estado– entre as quais Indaiatuba –, bem como aos sindicatos patronais que atendem estabelecimentos privados de saúde de todo o Estado, indicando medidas de proteção dos trabalhadores potencialmente expostos ao contágio do novo coronavírus (Covid-19).
Entre as práticas, sugere-se o fornecimento de espaços para lavagem adequada das mãos ou álcool em gel, além de lenços de papel. Ainda, visando evitar a proximidade entre trabalhadores, a reorganização de processos de trabalho para realização de teletrabalho e flexibilização dos horários. .
No caso dos profissionais que atuam na área de saúde, a recomendação reforça a necessidade de garantia de equipamentos de proteção individual e coletiva aos profissionais que atuam no diagnóstico e cuidado, transporte, apoio, assistência e demais funções envolvidas no atendimento a potenciais casos de coronavírus.
Além das ações de prevenção, o órgão recomenda que as medidas não impliquem em redução da remuneração.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário