Idosos serão os primeiros a receber vacina contra gripe

Cidades

Profissionais de saúde também serão atendidos na primeira fase da campanha, que começa 2ª-feira e vai até 23 de maio

A campanha nacional de vacinação contra a gripe terá início na segunda-feira. Nesta primeira fase, que vai até 23 de maio, serão imunizadas pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores de saúde – eles foram priorizados porque estariam mais suscetíveis às complicações por coronavírus. Em Indaiatuba, cerca de 69 mil pessoas compõem esse grupo, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde.
O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha contra o vírus influenza (causador da gripe) para proteger os idosos e trabalhadores da área de saúde. Embora essa vacina não evite o ataque do coronavírus, ela impede uma sobrecarga do sistema respiratório, que agravaria um eventual ataque do novo vírus.
A priorização dos idosos, mesmo diante da não eficácia da vacina da gripe contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem aos casos de influenza na triagem e acelerarem o diagnóstico para Covid-19. Além disso, o Ministério da Saúde considera estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas com mais de 60 anos.
Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

Dia D
A partir de 9 de maio, “Dia D” de vacinação, serão imunizadas contra a gripe crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias), população indígena e portadores de condições especiais.
Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios. Por essa razão, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra.
A Secretaria de Saúde informa, ainda, que outras ações de vacinação em Indaiatuba serão programadas no decorrer da campanha, em praça pública, feiras livres e mercados.

Foto: Arquivo (Eliandro Figueira/RIC-PMI)

Deixe um comentário