Indaiatuba monitora 65 casos suspeitos do novo coronavírus

Cidades

Morte de mulher cardíaca e diabética está sendo investigada; até ontem, cidade ainda não tinha nenhum caso confirmado

Indaiatuba está monitorando 65 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). O último boletim epidemiológico, divulgado ontem à tarde, informava que um dos casos investigados foi descartado. Até quinta-feira (19), em que pese o expressivo aumento no número de casos suspeitos em uma semana – na sexta passada, eram apenas três –, Indaiatuba continuava sem nenhum caso confirmado de Covid-19.
Na madrugada de segunda-feira (16), uma mulher de 42 anos morreu no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). Cardíaca e diabética, ela apresentou sinais gripais no dia 12 de março e estava internada com Síndrome Respiratória Aguda Grave. O Departamento de Vigilância Epidemiológica foi notificado e foi colhido exame para Influenza e Covid-19. A Secretaria de Saúde aguarda retorno do Instituto Adolfo Lutz.
A demora no retorno dos resultados se justifica pelo grande número de exames enviados ao Adolfo Lutz por municípios de todo Estado. O prazo oficial dado pelo instituto é de 15 dias úteis. “Nós não esperamos o resultado do exame para tratar o paciente”, comenta a secretária de Saúde, Graziela Garcia. “O critério clínico vai dizer se esse paciente precisa ser colocado no grupo como suspeito e atendido.” Ela revelou que está cobrando “fortemente” a Secretaria de Estado da Saúde para agilizar o envio dos resultados.

Aulas serão suspensas a partir de segunda
As aulas na rede municipal serão suspensas a partir de segunda-feira (23). O decreto determinando a suspensão, por 15 dias, de todas as atividades escolares no Município foi publicado quarta-feira (18) na Imprensa Oficial. O objetivo é a prevenção, controle e contenção de riscos, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus. As mesmas recomendações são estendidas às escolas particulares. Nas escolas estaduais, houve suspensão gradual, para preparação de pais e alunos, desde segunda-feira (16) e todas as unidades de ensino ficam fechadas a partir do dia 23.
A suspensão atinge a educação infantil (creches municipais, parceiras e pré-escolas); o ensino fundamental (regular e supletivo); a educação especial exclusiva (Espaço Avançar); e a Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, podendo ser prorrogada por mais 15 dias, após avaliação do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao Novo Coronavírus.
A carga horária e o calendário escolar serão reorganizados posteriormente.
As unidades escolares permanecerão abertas para manter o serviço diário de orientação aos familiares e profissionais. A convocação dos servidores não docentes, bem como os designados na função do suporte pedagógico e atividades específicas do magistério, será feita pelo superior hierárquico. Os não convocados permanecerão em regime de banco de horas.

Kit-alimentação
O prefeito Nilson Gaspar (MDB) anunciou na quarta-feira (18) que a Prefeitura fornecerá um kit-alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade social, a fim de compensar a falta da merenda escolar.
“Estamos fazendo o levantamento de quem são as pessoas mais vulneráveis que frequentam a rede pública municipal de educação”, informa. “Na semana que vem, vamos distribuir ou as pessoas vão buscar na própria unidade escolar.”

Suspensão também afeta universidades
O Centro Universitário Max Planck (UniMax) informou que as aulas dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação estão suspensas, por 15 dias, desde terça-feira (17). Segundo nota oficial, haverá antecipação dos dias do período de recesso acadêmico anual. Tal período poderá ser prorrogado de acordo com novas orientações e diretrizes do Ministério da Saúde/Agência Nacional de Infectologia, das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, bem como do comitê gestor para combate ao coronavírus (Covid-19).
Durante o período de suspensão das aulas, as atividades de estágio dos alunos dos cursos de enfermagem e fisioterapia nos serviços de saúde serão mantidas. As atividades técnico-administrativas funcionarão em sistema de plantão/rodízio de colaboradores e no sistema “home office”, a fim de reduzir ao máximo a circulação de pessoas.
A Faculdade Anhanguera suspendeu as aulas na segunda-feira (16), mantendo o setor administrativo para resolução de pendências.

Grupos vulneráveis devem permanecer em isolamento
Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde apontam que alguns grupos e faixas da população são mais suscetíveis ou vulneráveis à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Seguindo essas informações, a orientação à população que faz parte desse grupo é para permanecer em isolamento social. Recomenda-se que as atividades externas, como compras em mercados, farmácias, lojas, serviços bancários entre outros, sejam feitas por parentes ou amigos próximos que não fazem parte desses grupos.
Os vulneráveis e suscetíveis, são: idosos; diabéticos; hipertensos; quem tem insuficiência renal crônica; e quem tem doença respiratória crônica.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário