Aplicativo serve de ‘botão do pânico’ para mulheres

Cidades

Ferramenta de combate à violência doméstica atende quem tem medida protetiva de urgência

A Guarda Civil de Indaiatuba criou um aplicativo que funciona como “botão do pânico” em ocorrências de violência doméstica. A princípio, somente mulheres com medida protetiva de urgência, expedida pelo Judiciário, poderão contar com o serviço.
Desenvolvido pelo setor de estatística e desenvolvimento, o sistema permite, ao ser acionado, que o alerta da solicitante seja encaminhado ao Centro de Operações, Atendimento e Despacho (Coade). Com isso, a viatura mais próxima é informada imediatamente.
De acordo com a diretora da Guarda Civil, Marilsa Souza, o aplicativo chega como mais uma forma de denúncia. Ela informa que o canal de atendimento, via 153, continuará recebendo chamadas de todos os tipos. “Sabemos que a ligação para o 153 se torna impossível em um ambiente conturbado e sob ameaças”, pondera. “Muitas vezes, a vítima tem que esperar cessar as agressões para pedir ajuda, o que dificulta a ação das forças de segurança e prolonga ainda mais o problema.”
Para obter o aplicativo, a denunciante deve comparecer à sede da Guarda Civil (Avenida Ário Barnabé, 924 – Jardim São Conrado), das 9h às 16h, e procurar o guarda De Sousa. Além da medida protetiva, deve ser levado um documento com foto e um smartphone com sistema Android (neste primeiro momento, o aplicativo não está disponível para iOS). Feito o cadastro, o aplicativo estará em funcionamento e serão passadas todas as orientações.

Como funciona
Ao acionar o aplicativo – denominado “SOS Caminho das Rosas” –, o alerta é encaminhado, via geolocalização, à viatura mais próxima da solicitante. Os guardas também recebem os dados do possível agressor e o sinal é reenviado a cada dois minutos. Uma mensagem com dicas de procedimentos recomendados para agilizar o atendimento chegará para a solicitante.
Após o primeiro envio, o botão não poderá ser acionado novamente até que uma viatura chegue ao local e finalize o atendimento. O alerta também não poderá ser cancelado antes da presença da Guarda Civil no local.
Após o acionamento do botão, é importante manter o aplicativo em execução com a tela desbloqueada. Caso, no meio do envio do alerta, ocorra algum problema na localização ou perda de sinal, o aplicativo iniciará uma chamada de voz.
Em caso de dúvidas, as interessadas podem enviar e-mail para lucas.santos@indaiatuba.sp.gov.br ou ligar para (19) 3935-1484.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM INDAIATUBA
Atendimentos

2020* – 55
2019 – 241
2018 – 188
2017 – 121

Prisões em flagrante
2020* – 12
2019 – 71
2018 – 22
2017 – 11

*dados de janeiro a 3 de março
fonte: Guarda Civil

Foto: Reprodução

Deixe um comentário