Aplicativo irá auxiliar deficientes visuais a usar transporte coletivo

Cidades

Sistema surgiu de trabalho de conclusão de curso e está em fase de testes

Alunos da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) desenvolveram um aplicativo para auxiliar deficientes visuais a utilizar o transporte coletivo na cidade. Conhecido como Ponto Digital, o protótipo está em fase de testes.
O sistema surgiu de um trabalho de conclusão de curso há cerca de três anos, foi revisado e teve sua tecnologia atualizada, sob a supervisão do coordenador de projetos Ricardo Massaru.
Os alunos de informática Renato de Andrade Valim, Gabriel Lopes Pereira e Vitor Hugo Ramos Rita remodelaram o aplicativo e o protótipo para que seja instalado nos ônibus da cidade.
De acordo com Massaru, com os recursos de localização e notificação ao passageiro é possível dar as informações de embarque e desembarque. “A ideia é que quando o usuário do ônibus chegar ao ponto de ônibus, possa clicar no aplicativo através do seu smartphone, informando através de sistema de voz o destino desejado”, explica. “Após a confirmação da linha, o software envia alertas sonoros ao usuário para informar a previsão de chegada do ônibus. Enquanto isso, o motorista do coletivo recebe um alerta sobre a presença de um deficiente visual em determinado ponto.”
A próxima etapa do projeto será a instalação de protótipos dos módulos nos ônibus e a remodelação do aplicativo para que também auxilie pessoas com algum tipo de dificuldade em leitura, fala ou escrita. No último ano, os alunos participaram de uma competição na qual tiveram a oportunidade de entender a necessidade dos usuários e focar em soluções por meio de modelos de startups, tecnologia e inovação.

Foto: Juliana Wolf

Deixe um comentário