Festival Arte pela Paz começa nessa sexta

Cultura

Nessa sexta-feira (22) será aberto oficialmente o 1º Festival Arte pela Paz, realizado pela Nanquin Cultura e Arte em parceria com a direção do Mosteiro de Itaici e apoiadores. O Festival, que tem todas as atrações gratuitas, traz uma programação recheada de cultura e lazer. Todas as atrações terão como tema principal a promoção da paz.
Para o padre José Ramón Fernández de la Cigoña, um dos moradores do Mosteiro, essa atual administração da casa se abriu para a cidade e com isso, todos estão conhecendo tudo o que o lugar pode oferecer. Para Valeria Pires, assessora do Mosteiro, muita gente da cidade não conhece a grandiosidade da Vila Kostka (o nome Kostka refere-se ao patrono do local: Santo Estanislau Kostka) e a oportunidade de realizar um evento como o Festival Arte pela Paz é único e vem de encontro a atual missão do Mosteiro: ser um lugar de acolhimento.
O Festival terá abertura as 16h e as 18h45 tem a apresentação da banda Projeto 3, de Indaiatuba. As 21h é a vez de Fernando Anitelli subir ao palco para o show “O Teatro Mágico em Voz e Violão”. No sábado é a vez da banda gospel Lírios do Vale se apresentar no mesmo horário. Os ingressos para os shows de sexta e sábado devem ser retirados no Mosteiro de Itaici, a partir das 18h.
Para Carmen Ajala, criadora e organizadora do Festival, o evento nasceu da “vontade de dividir a sensação de paz, de encantamento que nos acomete cada vez que pisamos aqui. É um sentimento de paz muito profundo. E o evento nasce do desejo de compartilhar esse sentimento bom que esse lugar (o Mosteiro) proporciona às pessoas, cada vez que você está aqui”. Para Carmen, o evento é uma “mini virada cultural”, como a que o Governo do Estado realiza em algumas cidades uma vez ao ano. Serão muitas atrações desde sexta a tarde até o final do domingo.
Haverá também uma praça de alimentação na frente do auditório dentro do Mosteiro com várias opções de almoço e lanche.

Inclusão
Para encerrar o domingo, uma exposição de carros antigos incluindo jipes, motocicletas e quadriciclos estarão à mostra, no gramado em frente à igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, a principal do Mosteiro de Itaici. Também acontecerão atividades com os escoteiros, área de lazer para as crianças com cama elástica, pula-pula, pipoca e algodão doce gratuitos.
O ponto auge da festa de domingo ficará por conta do passeio dos jipeiros pela área do Mosteiro com deficientes, por volta das 11h. A intenção é possibilitar o acesso à cultura a todos os deficientes físicos e visuais. Das 13h as 15h30 está previsto o show de encerramento com bandas convidadas.

Programação
22/11 – Sexta-feira
16h – Abertura oficial
18h45 – Show com a banda Projeto 3
21h – Show do Teatro Mágico

23/11 – Sábado
8h às 16h – Oficinas
8h30 às 12h30 – Workshops
9h30 às 11h30– Mostra de Dança
13h30 às 18h – Mostra de Teatro
21h – Show com a Banda Lírios do Vale

24/11 – Domingo
8h30 – Brincadeiras de rua
10h30 – Cortejo
11h30 – Encerramento

Foto: Divulgação

Deixe um comentário