“Dia de D” contra o Sarampo acontece sábado

Cidades

Será realizado neste sábado (19) das 8h às 17h o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação Seletiva contra o Sarampo em seis pontos da cidade. A vacina será aplicada nas crianças não vacinadas de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Os locais de vacinação são: Praça dom Pedro II; Praça do Cato; UBS 7 – Morada do Sol; PSF Parque Corolla; UBS Camargo Andrade e UBS Jardim Maritacas.
A Campanha Nacional segue até o dia 25 de outubro. Todas as Unidades de Saúde estão aptas para aplicar a vacina de segunda a sexta-feira no horário da sala de vacinas, basta comparecer com a carteirinha de vacinação. Em novembro, de 18 a 30, a campanha contra o sarampo será destinada aos adultos jovens não vacinados de 20 a 29 anos de idade.

Sarampo
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente: tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Casos
Até o momento o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde registrou 103 notificações para sarampo em Indaiatuba, sendo: 14 positivos (13 autóctones e 1 importado residente); 59 em análise e 30 casos descartados. As confirmações são feitas pelo Instituto Adolfo Lutz por análise laboratorial ou por critério clínico epidemiológico.

Foto: Divulgação/Arquivo/Laís Fernandes-PMI

Deixe uma resposta