Outubro Rosa: Samaritano Saúde faz busca ativa de mulheres que devem fazer mamografia

Cidades

Ação é destinadas àquelas com mais de 40 anos e que não fazem o exame há mais de dois anos

Em alusão ao Outubro Rosa (mês de prevenção e combate ao câncer de mama), o PHS Samaritano Saúde está realizando busca ativa das mulheres na faixa etária acima de 40 anos que não realizaram mamografia nos últimos dois anos.
A ideia é incentivar a realização do exame que pode detectar o câncer de mama. “Estamos com um levantamento que aponta que diversas mulheres nessa faixa etária que possuem o nosso plano de saúde não realizaram a mamografia nos últimos anos. Queremos incentivá-las a ter o hábito da prevenção e principalmente, detectar precocemente o câncer de mama”, disse a médica auditora, Dra. Fernanda Bosshard. Na ação, o Departamento de Medicina Preventiva está entrando em contato e recebendo também as solicitações – via WhatsApp. Com o pedido liberado, a Medicina Preventiva informa a clínica a qual o exame deve ser agendado.
“Até o final do ano, pretendemos fazer com que boa parte dessas mulheres tenha o exame de mamografia agendado”, disse Dra. Fernanda. A ação também foi estendida às colaboradoras do PHS Samaritano Saúde com mais de 40 anos.

Agendamento
As mulheres com idade acima de 40 anos que não realizaram a mamografia nos últimos dois anos, podem entrar em contato com o Departamento de Medicina Preventiva através do WhatsApp (19) 99714-3831 e solicitar o exame.

Programação
Além da busca ativa por mulheres que não realizaram mamografia nos dois últimos anos, o departamento de Medicina Preventiva preparou uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa. Nesta sexta-feira (18) acontece uma ação em conjunto com toda a equipe do PHS Samaritano Saúde. Neste dia, todos os colaboradores foram convidados a utilizar uma peça cor de rosa. A ideia é que todos “vistam” rosa para remeter às ações de combate à doença.
Em seguida, no sábado (19) a partir das 8h, ocorrerá no Espaço Saúde o “Atitude PHS” especial Outubro Rosa com Blitz da saúde, Lian Gong – prática de terapia chinesa com Ricardo Amarante -, atividades corporais e bate-papo sobre o autoexame das mamas. O “Atitude PHS” será finalizado com plantio de uma muda de Ipê rosa, que simbolizará o semear da prevenção e promoção de saúde.
E, para encerrar as atividades do mês, na segunda-feira (21) acontece também no Espaço Saúde – Departamento de Medicina Preventiva – o evento “A importância do autocuidado na prevenção do Câncer de Mama”. A programação conta, às 9h30, com a palestra “Síndrome Gênito Urinária na mulher com Câncer de Mama”, com médico uroginecologista, Dr. Orestes Mazzariol Júnior. A psicóloga Bruna Gomes ministrará, às 10h30, a palestra “Enfrentamento e Aceitação”. Às 11h30, tem Oficina de Temperos, às 14h, Oficina Culinária e às 15h, Atividade Corporal. Em seguida, para encerrar, Cantinho da Beleza. O endereço é Rua São José dos Campos, nº 256, Jardim Nova Europa, em Campinas.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta