Governador Márcio França anuncia trem de São Paulo a Campinas já para 2019

Cidades

O governador Márcio França (PSB) anunciou já para o ano que vem uma linha de trem ligando a estação da Luz, no centro de São Paulo, a Campinas, podendo se estender até ao Aeroporto de Viracopos, divisa com Indaiatuba.
Segundo o candidato a reeleição ao governo do Estado de São Paulo, que anunciou o projeto na terça-feira (4) durante visita a cidade de Louveira, serão quatro viagens diárias com capacidade para transportar até mil passageiros por percurso.
Para que o trajeto seja possível, serão aproveitados os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que ligam a capital até a cidade de Jundiaí.
Devem ser construído pelo menos mais 50 quilômetros de trilhos para completar a viagem, que deverá ter uma hora e meia de duração.
“Para entregar em menos tempo e de forma mais barata um transporte ferroviário que ligue Campinas a São Paulo, proposta do Trem Intercidades (TIC), inicialmente será como uma extensão da linha já existente da CPTM”, explicou o governador.
França fez uma viagem experimental, mostrando a malha ferroviária e como serão os trens deste novo projeto. O modelo apresentado usou vagões da Rumo – uma das empresas interessadas no projeto do TIC, que será executado como Parceria Público-Privada. A previsão de entrega não foi definida, mas o governador acredita que até o final do ano a linha já esteja eletrificada. “Talvez este ano complete a eletrificação (da malha). Os postes já têm. Até o final do ano, devemos fazer a primeira viagem entre Campinas e Jundiaí”, disse ele.

Foto: Reprodução

One thought on “Governador Márcio França anuncia trem de São Paulo a Campinas já para 2019

  • Antigamente a malha ferroviária nacional ligava o Brasil com outros paises da América do Sul. Inclusive, era possível viajar todo o estado de São Paulo de trem, já incluindo Campinas-SP. Existia o trajeto e a linha, foram abandonados. Agora será necessário mais investimento para retomar algo que era tão útil. Transporte ferroviário é um dos melhores transporte que existe dentro de um território e devia ter um fomento melhor.

Deixe uma resposta