Objetivo conquista premiação em Olimpíada Nacional

Cidades

No último fim de semana, a Unicamp reuniu 310 equipes de diversos estados brasileiros para a final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Dentre elas, estava a equipe Roda Viva, do Colégio Objetivo Indaiatuba, composta pelas alunas da 2ª série do Ensino Médio, Alessandra Sonomura, Bárbara Becker e Paola Villaron Pires, orientadas pelo professor Danilo Braga.
O que impressiona nessa olimpíada é a participação. A 10ª edição da ONHB começou com a participação de 14.383 equipes de todo o Brasil, realizada em 6 fases online. Foram convocadas apenas 310 equipes para a final, quando foram premiadas 235 equipes com medalhas de cristal, 35 de bronze, 25 de prata e 15 de ouro.
A equipe do Objetivo conquistou a medalha de cristal. “A preparação das equipes do Colégio teve início no mês de abril, um mês antes do início da competição, em que trabalhamos diferentes provas de edições anteriores. Além disso, nas três semanas que antecederam a fase final, buscamos trabalhar com temas da atualidade, de acordo com a temática histórica da olimpíada. Voltamos com a medalha de cristal! Agradeço o apoio e sinto-me muito feliz por esta conquista para o Colégio Objetivo Indaiatuba”, comemora o professor Danilo.
Para as alunas integrantes da equipe finalista, participar da olimpíada foi muito gratificante. “Eu achei muito legal, porque a ONHB promove o debate com o professor e com as outras equipes”, conta a aluna Paola. “É uma olimpíada inovadora, porque você não precisa ter conhecimento prévio, estimula a pesquisa e o debate, depende de interpretação e vai muito além do conteúdo que aprendemos em sala de aula”, comenta Bárbara.
Para chegar à fase final, as equipes tiveram que pesquisar sobre a Reforma da Previdência e escrever um discurso para ser lido no Congresso Nacional aos parlamentares e para o público em geral. “Foi um tema difícil. Não bastava entender a proposta, tivemos que conhecer a história da previdência, entender como isso afetava e afeta a vida das pessoas. Nós estudamos, pesquisamos e aprendemos muito! Foi muito legal!”, garante Alessandra. O texto da equipe do Objetivo foi publicado na edição de nº 10 da publicação Observatório de História, da Unicamp, de junho de 2018 e também no site do Colégio.

Deixe um comentário