Rede de saúde prioriza combate à coronavírus

Cidades

Consultas ambulatoriais terão restrição gradual a partir de segunda-feira; cirurgias eletivas e exames são suspensos

Os médicos da rede pública municipal estão engajados no combate ao coronavírus (Covid-19). A informação foi dada pela secretária de Saúde, Graziela Garcia, durante entrevista coletiva on-line na quarta-feira, quando foram anunciadas mudanças no atendimento para enfrentamento da crise.
Segundo Graziela, a ideia é liberar o sistema de saúde para os pacientes da Covid-19 e manter a equipe focada.
Portaria publicada na quarta-feira (18) adota medidas emergenciais para a rede de saúde do Município. Entre elas, a reavaliação e suspensão gradual, pelo período de 60 dias, das consultas ambulatoriais de especialidades, a partir de segunda-feira (23). A portaria também determina a suspensão das cirurgias eletivas (agendadas); exames de imagem, radiológicos e laboratoriais; entre outros procedimentos de caráter eletivo.
Na mesma coletiva foi informado que todas as unidades de saúde da cidade terão tendas de triagem para pessoas com sintomas de gripe. “As pessoas só devem procurar as unidades de saúde quando estiverem com sintomas como falta de ar e febre muito alta”, ressalta Graziela.
A secretária avaliou a situação, neste momento, como “controlada” e garantiu que a cidade tem estrutura e equipe capacitadas para passar por essa crise. “Pedimos a colaboração de toda população e principalmente dos idosos e pessoas com doenças crônicas para manter o isolamento social e procurar o serviço de saúde somente se necessário”, completou o prefeito Nilson Gaspar (MDB).

Farmácia Unificada
A partir de segunda-feira (23), pessoas com mais de 80 anos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que têm prescrição de medicamentos e uso contínuo, receberão os remédios em casa, visando evitar o deslocamento dessa população. Para os idosos com idade inferior a 80 anos, a Farmácia Unificada (Rua Regente Feijó, 187 – Cidade Nova) fará o atendimento nos sábados, dia 21 e 28, das 7h às 19h. Durante a semana, o atendimento será estendido das 6h às 18h.

Haoc altera protocolo de atendimento
O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) anunciou que, devido à pandemia do novo coronavírus, alterou os protocolos adotados para atendimento hospitalar.
Ficam restringidos os atendimentos no pronto-socorro e pronto-atendimento para casos de emergência (acidentes, parada cardiorrespiratória, infartos, problemas como falta de ar, trauma e politrauma, queimaduras, dispneia, convulsão, cefaleias e etc.). O objetivo é evitar aglomerações e contaminação.
A população idosa terá atendimento priorizado e casos suspeitos de síndrome gripal (febre, tosse, dificuldade para respirar) serão identificados e priorizados.
Para evitar riscos de contaminação em pacientes internados, haverá restrição de visitas a pacientes internados; visitas que crianças e adolescentes fazem a pacientes internados ficam temporariamente suspensas.
O Haoc esclarece, ainda, que os casos suspeitos, prováveis ou confirmados de Covid-19 são de notificação obrigatória, tanto na rede pública quanto privada, e serão divulgados pelo departamento municipal de vigilância epidemiológica.
O hospital reforça que quem apresentar sintomas leves, semelhantes a uma gripe comum, deve procurar, inicialmente, o atendimento em postos de saúde. Se o paciente tiver sintomas mais severos, como dificuldade de respirar, deve procurar uma unidade hospitalar.
Os casos suspeitos são mantidos em isolamento domiciliar, a depender da condição clínica do paciente. O isolamento consiste em manter a restrição de contato com pessoas e ambientes externos, para evitar a circulação do vírus. Pessoas que tiveram contato com pacientes doentes devem seguir os cuidados de prevenção e prestar atenção em eventuais sinais ou sintomas.

Transporte coletivo intensifica higiene
O consórcio BUS+, operador do transporte metropolitano na Região Metropolitana de Campinas (RMC), intensificou os processos de higienização dos seus veículos. Estão sendo transmitidas orientações aos funcionários das concessionárias e aos usuários sobre os procedimentos que devem ser adotados contra a proliferação do novo coronavírus. O trabalho é feito em conjunto com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
“Elaboramos cartazes de orientação aos funcionários e ao público. Além disso, os colaboradores receberam informações internas e será disponibilizado álcool gel 70% para que intensifiquem o processo pessoal de higienização”, informa Paulo Barddal, diretor de comunicação do Consórcio BUS+.
A direção da SOU Indaiatuba, empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo no município, informou que intensificou os cuidados com a higienização dos ônibus, incluindo o sistema de ar condicionado dos veículos, cuja limpeza é feita diariamente. Desde terça-feira (17), todos os veículos da frota estão circulando com avisos sobre os cuidados recomendados para evitar o contágio do novo coronavírus.

Foto: ELIANDRO FIGUEIRA/ACS-PMI

Deixe um comentário