Indaiatuba recebe o 1º Torneio Futebolístico de Transplantados, Profissionais da Saúde e Doadores

Cidades

Com o objetivo de divulgar a importância da doação de órgãos e tecidos para a sociedade, acontece neste domingo (5), a partir das 8 horas no Complexo Esportivo do Jardim Morada do Sol, o 1º Torneio Futebolístico de Transplantados, Profissionais da Saúde e Doadores, com realização da Liga de Transplantados do Brasil (Liga Atletas TX) e Instituto Gabriel, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

A Liga de Atletas Transplantados do Brasil é constituída de pessoas transplantadas e doadores que praticam esportes nas mais variadas modalidades e participam de competições nacionais e internacionais. São pessoas que superaram doenças graves e que adotaram o esporte como filosofia de vida e complemento fundamental ao tratamento pós-transplante.

“É com grande satisfação que recebemos este primeiro torneio da Liga Atletas TX que, muito mais que uma competição esportiva, é também uma ferramenta de conscientização e transformação da sociedade, algo que o esporte faz tão bem”, destaca o prefeito Nilson Gaspar. “Em parceria com o Instituto Gabriel, criado há 23 anos para fomentar o incentivo à doação de órgãos e tecidos em âmbito local e nacional, tenho certeza que este evento crescerá a cada ano”.

O secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, convida a população para conferir o torneio. “Nesse evento teremos pessoas inspiradoras que compartilham histórias de resiliência e superação. O objetivo é a conscientização e podermos aprender mais sobre a importância da doação de órgãos e como ela pode salvar vidas. Uma oportunidade de mostrar que o esporte é uma ferramenta poderosa para superar desafios e inspirar as pessoas”.

Criação

A Liga de Transplantados do Brasil nasceu em janeiro de 2022, depois que um grupo de atletas transplantados estipulou como meta a participação do Brasil no 23º Jogos Mundiais para Transplantados, realizado na cidade de Perth, na Austrália, entre os dias 14 a 21 de abril de 2023, com organização da World Transplant Games Federation, entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional.

“O objetivo, além de participar da competição, é disseminar a consciência sobre a doação de órgãos e do ato de salvar vidas, seja pela promoção de saúde e bem-estar, exemplos de superação, ou atuar como agente transformador na comunidade”, destaca Luciane de Lima, advogada e uma das fundadoras da Liga Atletas TX, também coordenadora do evento.

“Com o passar do tempo superamos nossas expectativas. Não somente participamos do Mundial de Transplantados com dez atletas da Liga, que contaram com o apoio de instituições privadas e públicas, mas também estivemos em eventos nacionais das modalidades de atletismo, triathlon, ciclismo, corrida de rua e natação”, destaca Luciane.

Segundo a coordenadora do evento, o 1º Torneio Futebolístico de Transplantados, Profissionais da Saúde e Doadores foi criado para ressaltar a importância da doação de órgãos e tecidos para a sociedade, utilizando a imagem positiva dos atletas transplantados no torneio de futebol.

A competição contará com a participação de 18 atletas, sendo um time com seis pessoas transplantadas, um com profissionais da Saúde e um com doadores (formado por doadores de órgãos ou sangue ou declarantes). A primeira partida será entre Doadores e Profissionais da Saúde. O vencedor irá enfrentar a equipe de Transplantados.

“Nos eventos que participamos, estamos sempre com a camiseta da Liga, que ressalta a participação dos atletas transplantados. Nosso intuito é conscientizar e informar o maior número de pessoas sobre a importância de ser um doador de órgãos”,  destaca Luciane. “Além disso, pessoas que estão na fila à espera do transplante já nos procuraram e após conhecer as histórias dos nossos atletas, encontraram inspiração”.

A coordenadora falou ainda sobre a escolha de Indaiatuba como sede do evento. “Uma de nossas integrantes, a Bruna Damasceno, é de Indaiatuba e atua no Instituto Gabriel. Então resolvemos unir forças e apresentamos o projeto à Prefeitura, que abraçou a iniciativa por meio da Secretaria Municipal de Esportes”, conta. “Atualmente, a Liga conta com 70 atletas. Queremos quebrar paradigmas e mostrar que os transplantados podem praticar esporte e viver plenamente”.

O evento conta ainda com o apoio da ONG Doe Vida e da Associação de Árbitros de Futebol de Indaiatuba. Mais informações sobre a Liga podem ser encontradas neste link

Foto: Divulgação

Deixe um comentário