Guarda Civil de Indaiatuba celebra 40 anos

Cidades

Nesta terça-feira, 31 de outubro, a cidade de Indaiatuba celebra o marco notável em sua trajetória na segurança pública do município. Fundada em 1983, a Guarda Civil completa 40 anos de prestação de serviço em prol da proteção da comunidade, trilhando um caminho de inovação tecnológica, valorização dos guardas e união entre as forças policiais.

A primeira turma da Guarda Civil foi constituída em 1984 e formou 44 guardas. Nos primeiros anos, a corporação operava em parceria com a Polícia Militar, desempenhando um papel de apoio. Gradualmente a instituição foi crescendo e nos anos 2000 conquistou sua estrutura própria. Atualmente a corporação da Guarda Civil de Indaiatuba é composta por 306 agentes.

O ano de 2009 foi marcado pela criação do Centro de Operações e Inteligência (COI). Desde então, a Guarda Civil passa a ter um papel de destaque nacional. O alto e ininterrupto investimento em sistemas de monitoramento e inteligência, treinamento e valorização do guarda e união entre as forças de segurança são os pilares que sustentam o sucesso no desempenho da Segurança Pública de Indaiatuba, que com os baixos índices de criminalidade conquista vários prêmios de destaque no Estado de São Paulo e no Brasil.

O desempenho e trabalho sério da Guarda Civil de Indaiatuba gerou parcerias estratégicas com as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, bem como com o Ministério da Justiça e outras instituições, as quais possibilitam o compartilhamento de informações cruciais para o combate à criminalidade.

Para atender a demanda e obter respostas mais rápidas e efetivas foram criados canais de comunicação direto do COI com a população, como o “SOS Caminho das Rosas”, voltado para vítimas de violência doméstica, “SOS Rural”, “SOS Escola”, “SOS Empresas”, Câmera Cidadã e o Vizinhança Solidária, que reduziu os índices de delitos nos bairros cadastrados.

A criação do COI, investimentos da Administração Municipal, trabalho em conjunto das forças policiais e proximidade junto à população resultou na queda de 82% no número de furtos e roubos de veículos, 67% nos índices de roubos e 53% nos índices de homicídios.

A Guarda Civil continua aprimorando a capacitação de seus agentes, investindo em tecnologias menos letais e com olhos no futuro, a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba busca acesso a bancos de dados da Polícia Civil para iniciar um inovador programa de reconhecimento facial na cidade, fortalecendo ainda mais o compromisso de cuidar e proteger os munícipes.

Sessão Solene

Para celebrar os 40 anos de serviço exemplar, na noite de segunda-feira, 30 de outubro, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene para homenagear pessoas que se destacaram ao longo da trajetória da instituição.

Reinaldo Nogueira Lopes Cruz, ex-prefeito de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, atual prefeito de Indaiatuba, Pepo Lepinsk, vereador e presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, José Carlos Tonin, fundador da Guarda Civil e o Dr. Percy Cleve Kuster foram agraciados com uma homenagem e medalha de mérito da cidadania da Guarda Civil.

Os guardas civis aposentados, Serafim Francisco da Rocha, Eliseu José Cavalini, Edson Ribeiro, Mario Sérgio Zombine, Josão Carlos Bondrin, Valdeci Anselmo e o guarda civil na ativa, Zenir Adilson Wulk de Freitas, receberam a medalha de mérito da Cidadania em reconhecimento aos serviços excepcionais prestados.

Os guardas Marcos Vinicius Ferreira, Thiago Winicius Neia, Brenon Ferreira da Silva, Weverson Ney dos Santos, Geraldo Antonio de Souza Melo Junior, Osiel Henrique Vieira, Marcos Mendes Ribeiro, Robinson Miranda Poli, Edinaldo José da Silva e Alexsandro da Silva foram homenageados como Guardas do Ano, destacando-se por seu desempenho notável de 2018 a 2022.

A contribuição feminina na Guarda Civil de Indaiatuba também gerou homenagens a Marilsa Aparecida de Souza Accioly Barrada, uma pioneira, ingressou na Guarda Civil 1989, primeira turma que foi permitido o público feminino se inscrever, além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora da instituição e as guardas Joana Darc e Rafaela Freitas, que atuam na linha de frente e juntas já prenderam mais de 100 criminosos nos últimos anos.

Foto: Divulgação/Eduardo Turati-PMI

Deixe um comentário