Secretaria de Esportes abre inscrições para projeto de Esgrima

Esporte

A Secretaria Municipal de Esportes lança o projeto piloto de Esgrima, para o público de 6 a 14 anos. As inscrições são gratuitas e começam no dia 3 de março. Serão 120 vagas divididas em seis turmas nos períodos da manhã e tarde. Praticado desde a primeira edição da Era Moderna dos Jogos Olímpicos, em Atenas 1896, a esgrima é um esporte que traz diversos benefícios aos seus praticantes.

“A Secretaria Municipal de Esportes está sempre buscando aumentar o número de modalidades oferecidas à população dentro de nossos projetos”, destaca Marcos Antônio de Moraes, secretário municipal de Esportes. “A Esgrima é mais uma novidade, que será oferecida ao público do Esporte Cidadão, ou seja, para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos”.

As inscrições terão início em 3 de março e devem ser feitas presencialmente, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no Ginásio Municipal de Esportes, que fica na Avenida Visconde de Indaiatuba, 1.250, no Jardim América. As aulas têm início programado para 8 de março.

“A Esgrima é um esporte olímpico e individual, praticado em três modalidades, utilizando diferentes armas: espada, florete e sabre. Para cada uma delas, existe uma regra específica de disputa, sempre entre duas pessoas”, conta o professor Alfredo José de Souza.

A prática do esporte exige equipamento adequado, que será disponibilizado aos alunos. “Para a prática da Esgrima, é utilizado um equipamento de segurança que conta com máscara, jaqueta, calça e luva”, destaca o professor. Parte do equipamento foi doado pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), em parceria com projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que apoia a implantação da Esgrima no interior paulista.

Benefícios

Professor da UFSCar e parceiro na implantação do projeto em Indaiatuba, Heros Lobo comenta os benefícios da prática da Esgrima. “O esporte traz inúmeros benefícios para os praticantes, primeiro porque é um esporte individual, o que favorece nos atletas a autoconfiança, disciplina, melhora a autoestima”, aponta.

“Percebemos ainda que os praticantes de esgrima mudam, não apenas como atleta, mas na escola, em seu meio familiar”, relata o professor. “Se falarmos em condicionamento físico, a esgrima é um dos esportes que mais queimam caloria. Alguns treinos consomem de 600 a 700 calorias por hora”.

Em seu site oficial, a Confederação Brasileira de Esgrima destaca os principais benefícios da prática da Esgrima: aumento da acuidade visual, auditiva e tátil; desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, fazendo com que o atleta aja em um tempo extremamente curto; aumento da concentração e do equilíbrio; aumento da força de explosão; desenvolvimento da flexibilidade e criatividade; e aumento da autoconfiança e autoestima.

Para se inscrever no projeto piloto de Esgrima, basta levar um documento de identidade com foto. Mais informações pelo telefone (19) 3834-7472 ou pelo e-mail jose.filho@indaiatuba.sp.gov.br.

Foto: Divulgação/RIC-PMI

Deixe um comentário