Prazo para Alistamento Militar é prorrogado até 31 de agosto

Cidades

A Junta Militar de Indaiatuba informou na terça-feira (29) que o prazo para o Alistamento Militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2003 foi prorrogado até 31 de agosto, de acordo com Decreto Federal nº 10.731, de 28 de junho de 2021. O cadastro deve ser feito através do site www.alistamento.eb.mil.br, ou de forma presencial na Junta Militar do município.

O alistamento on-line é uma forma de evitar aglomerações por conta do coronavírus e também agilizar o processo para o cidadão, mas em algumas situações o alistamento deve ser feito de forma presencial. São elas: jovens que são arrimo de família (ser casado ou ter filhos); que apresentam certificado de dispensa do Serviço Militar (Testemunha de Jeová); quem está fora do prazo (nascidos até 2002); e incapazes (problemas de saúde comprovado por laudo médico).

Caso o candidato perca o período de alistamento ou não cumpra a Lei nº 4.375, de 1964, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar. Isso gera impedimentos como não poder tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.

A Junta Militar funciona no Ponto Cidadão, localizado na rua Vinte e Quatro de Maio, 1.670. Para dúvidas ou mais informações, o horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é 3816-9267 e o endereço eletrônico gabinete.jsm@indaiatuba.sp.gov.br .

Foto: Reprodução

Deixe um comentário