Grupo Hyundai Motor revela conceito de veículo não tripulado Tiger

Auto Teste

O Grupo Hyundai Motor acaba de revelar o Tiger (Transforming Intelligent Ground Excursion Robot), segundo Ultimate Mobility Vehicle (UMV) da companhia e primeiro projetado para ser não tripulado. O “robô transformador inteligente para excursão terrestre” foi desenvolvido para transportar vários tipos de cargas enquanto trafega por terrenos desafiadores.

O modelo foi desenvolvido pelo New Horizons Studio, do Grupo Hyundai Motor, sediado em Mountain View, na Califórnia. O estúdio foi criado no fim de 2020 para desenvolver UMVs a partir de pesquisas e da liderança em inovação do Vale do Silício e outros centros de inovação.

As excepcionais habilidades são projetadas para funcionar como uma plataforma de exploração científica móvel em lugares extremos e remotos. Baseado em uma arquitetura de plataforma modular, suas características incluem um sofisticado sistema de locomoção sobre pernas e rodas, controle direcional de 360 graus e uma série de sensores para observação remota. Ele também é pensado para se conectar a veículos aéreos não tripulados (UAVs), que podem recarregá-lo totalmente e transportá-lo a lugares inacessíveis.

Um grande compartimento de carga alojado no interior de sua carroceria indica que o veículo pode atuar na entrega de produtos ou ser acionado para enviar suprimentos para ajuda em situações de emergência. A articulação na forma de perna ou roda permite ao Tiger enfrentar uma série de situações extremas, mantendo a carga útil mais nivelada do que um veículo terrestre convencional.

Com suas pernas retraídas, ele roda como um veículo com tração nas quatro rodas e em seu modo mais eficiente, pois se move por rolamento. Mas quando o veículo fica preso ou precisa se locomover sobre um terreno intransitável para as rodas, ele usa sua habilidade de andar para se desprender ou caminhar mais facilmente sobre aquele terreno. Essa é uma característica vista previamente no Elevate, primeiro conceito de UMV com pernas móveis do Grupo Hyundai Motor, que foi apresentado na Consumer Electronic Show (CES), em 2019.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário