Indaiatuba participa da Campanha Fique Sabendo a partir desta terça-feira

Cidades

Entre os dias 1º e 7 de dezembro, Indaiatuba se junta a outros municípios paulistas na 13º edição da Campanha Estadual Fique Sabendo, que busca conscientizar e ampliar a testagem contra HIV e sífilis. Além do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento), a campanha será realizada em três unidades de saúde, com datas específicas para a realização dos testes rápidos para detecção das duas doenças: UBS do Jardim Camargo Andrade, UBS do Jardim João Pioli e UBS 7 no Jardim Morada do Sol.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é 1º de dezembro, e este ano traz o tema “Tome uma atitude: Troque Preconceito por Respeito”. No entanto, a Lei nº 13.504, de sete de novembro de 2017, instituiu a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho. Desta forma, as atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento das doenças devem ser trabalhadas durante todo o mês.

O Fique Sabendo é uma ação de intensificação da testagem rápida junto às populações e vem sendo uma importante atividade para a erradicação do HIV/AIDS como pandemia mundial. Promover o acesso aos testes rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da infecção.

Programação da Campanha Fique Sabendo 2020

UBS João Pioli – 1º de dezembro (terça-feira), das 08h às 16h;
UBS Camargo Andrade – dia 3 de dezembro (quinta-feira), das 08h às 16h;
UBS 7 Jardim Morada do Sol – dia 4 de dezembro (sexta-feira), das 08h às 16h;
SAE/CTA (Hospital Dia) – dias 1, 2, 3, 4 e 7 de dezembro, das 09h às 16h.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário