TSE dá recomendações aos eleitores para o dia da votação

Política

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 ocorre no domingo (15), das 7h às 17h. Em virtude da pandemia de coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem algumas orientações para os eleitores. E a primeira delas é respeitar o horário preferencial, das 7h às 10h, para os maiores de 60 anos.

O TSE também recomenda que cada pessoa leve sua própria caneta, assim como levar uma “cola”, que pode ser baixada aqui, para agilizar o processo de votação. Também não é aconselhável ir acompanhado, assim como se deve ficar em casa (e justificar) caso tenha tido febre ou Covid-19 nos 14 dias anteriores da votação. Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscaras em todas as seções.

Também não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara. É importante evitar cumprimentos, abraços e apertos de mão e utilizar álcool em gel, disponibilizado em todas as seções, antes e depois de votar.

Justificativa

É possível justificar a ausência no dia da votação em até 60 dias após cada turno, desde que seja apresentado documentos que comprovem o motivo da falta, como um atestado médico, por exemplo. A justificativa pode ser feita no app, no site ou em um cartório eleitoral.

Foto: Votura Indaiatuba News/Arquivo-Grupo RVC

Deixe um comentário