Dia Mundial da Osteoporose traz alerta para os idosos

Cidades

O dia mundial de combate à Osteoporose é comemorado em 20 de outubro e promove a conscientização para a prevenção da doença, que já atinge mais de 10 milhões de brasileiros. Ela é mais comum em pessoas do sexo feminino e uma das formas de evitá-la é com a adoção de hábitos saudáveis.

Para o ortopedista Alaor Jason Neto, a osteoporose é causada por diversos fatores. “Geralmente a pessoa sofre uma fratura e neste momento descobre a doença. Já as causas são muitas, como tabagismo, abuso de álcool, alterações de tireoide, carências alimentares, doenças autoimunes, entre outras”, afirma Neto.

As fraturas são um grande problema na idade em que a osteoporose comumente se manifesta. A estimativa é que nos próximos anos o número de fraturas de quadril chegue a marca de 140 mil ao ano, uma tendência causada pelo envelhecimento da população.

 “Prevenir é fundamental e o diagnóstico precoce também. Fazer um exame chamado densitometria nos dá o padrão da densidade óssea do paciente e com isto conseguimos iniciar a prevenção para quem tem tendência a ter osteoporose”, diz o especialista. “A indicação básica é que todas as mulheres acima de 65 anos e todos os homens com mais de 70 façam o exame”, completa Neto.

De acordo com o Dr. Ulisses dos Santos, do Hospital HSANP, a osteoporose pode atingir diversas partes do corpo, como “braço, coluna, fêmur, punho”. Para ele, a prática de exercícios físicos ajuda a prevenir a doença. “As atividades físicas são importantes para fortalecer e formar o tecido ósseo. Outro benefício é o desenvolvimento do reflexo e equilíbrio, prevenindo as quedas”, ressalta.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário