RMC registra aumento de 5,22% nas vendas em setembro; e-commerce expandiu 64,1%

Cidades

De acordo com dados da Boa Vista SCPC, o comércio da Região Metropolitana de Campinas (RMC) apresentou elevação no volume de vendas de 5,22% em setembro, quando comparado com agosto de 2020. Isto demonstra uma recuperação após o impacto negativo em abril. No entanto, o faturamento do nono mês deste ano ainda foi 10,5% menor, se a comparação for com o mesmo mês de 2019.

A inadimplência apresentou uma redução de 27,13% na comparação entre setembro e agosto de 2020. As vendas da Semana da Pátria foram menores do que as do ano passado.

Segundo análise feita pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), as vendas no comércio da RMC já somam perdas de R$ 4,34 bilhões no acumulado de janeiro a setembro de 2020. Esse montante representa um índice 17,98% menor em relação ao mesmo período de 2019.

Na categoria de Bens Não Duráveis, apenas as vendas nos supermercados e hipermercados evoluíram 20,4%. Drogarias e farmácias, que vinham com faturamento positivo, tiveram as vendas reduzidas em 1,3% e os postos de combustíveis sofreram uma redução de 16,6%, apenas em setembro. Os setores de Material de Construção (38,1%) e de Móveis e Lojas de Departamentos (3,3%) puxaram o crescimento das vendas na categoria de Bens Duráveis, enquanto o Vestuário acumulou perdas de 16% no mês.

A categoria de Serviços foi a que mais sofreu: as vendas foram drasticamente reduzidas em 54,4% nos setores de Turismo/Transportes e em 34,6% em Bares e Restaurantes. Apenas o setor de Autopeças / Automotivos teve uma leve expansão de 2,50%.

“A maior flexibilização para as atividades do comércio e de serviços em Campinas e região, agora na Fase Verde do Plano SP, deve contribuir para melhorar esses números. No entanto, para zerar as perdas acumuladas até aqui, o comércio terá que movimentar nestes próximos três meses (outubro, novembro e dezembro) cerca de R$ 8,7 bilhões. Em 2019, no último trimestre foram faturados cerca de R$ 7 bilhões. No entanto, acredito que a recuperação só virá em 2021, com a esperada vacina contra a Covid-19”, diz Laerte Martins, economista da ACIC.

E-commerce

As vendas digitais continuam impulsionando o mercado. Associado ao delivery, o e-commerce expandiu em 64,1%, elevando o faturamento de R$ 121,8 milhões em 2019 para R$ 199,9 milhões em setembro de 2020.

Dia das Crianças

As vendas do “Dia das Crianças” de 2020 sofreram redução de 2,58% na RMC, quando comparadas aos resultados obtidos na data em 2019. O comércio faturou R$ 416,9 milhões em 2020, contra R$ 428 milhões em 2019. Não houve contratação de mão de obra temporária para este ano, diferente de 2019 quando foram abertas 2.350 na RMC.

Foto: Divulgação

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