Jovens de SP podem se inscrever para participar do Conselho Estadual da Juventude

Cidades

Foram abertas, pela primeira vez, as inscrições para a eleição de representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Estadual da Juventude. O prazo termina nesta sexta-feira (16) e jovens, de 18 a 29 anos, podem se inscrever através de formulário online no site da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, essa iniciativa tem o intuito de incentivar a participação da juventude paulista na construção de políticas públicas para a faixa etária a que pertencem. O Conselho contará com 12 representantes da sociedade civil, além de 12 das Secretarias Estaduais.

A principal função do Conselho é propor ações que estão sendo desenvolvidas em todas as Secretarias Estaduais e que atendam ao público jovem de 15 a 29 anos.

Os conselheiros também terão de atuar no desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas sobre a juventude, promover campanhas de conscientização e programas educativos, apoiar realizações e instituições nacionais ou internacionais, opinar e votar nas mais diversas propostas de políticas públicas, etc.

As funções não serão remuneradas, porém, são consideradas como de serviço público relevante. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente em 2020, cerca de 46 mil jovens de 18 a 29 anos são candidatos a um cargo público em todo o país nas próximas eleições, sendo que o estado de São Paulo corresponde a 13,6% deste total.

Segundo pesquisa Datafolha, realizada em agosto de 2018, os jovens são o grupo com maior interesse em atuar na política. Entre os 2.086 entrevistados em 129 cidades brasileiras, 29% responderam se interessar por cargos públicos. O levantamento ainda revela que quanto maior a idade, a disposição para atuar nesse segmento diminui.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário