SP oferta mais de 23 mil vagas para cursos técnicos do programa Novotec

Cidades

O estado de São Paulo abriu 23.040 vagas para nove opções de cursos técnicos gratuitos do programa Novotec. Esta modalidade permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e turno. Ao todo, 241 municípios de 16 regiões administrativas receberão turmas do programa. Ao final dos três anos, os alunos sairão com habilitação técnica em uma área específica.

De acordo com o governo estadual, os cursos escolhidos para cada região foram definidos em conjunto com as escolas estaduais e Etecs. Em Indaiatuba, a escola Dom José de Camargo Barros contemplará o curso de logística, enquanto o colégio Randolfo Moreira Fernandes receberá os cursos de administração e informática para internet.

O programa Novotec é voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e tem o intuito de conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho. Os cursos se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de três anos, com conclusão prevista para o final de 2023.

No total, 576 turmas em 460 escolas estaduais serão formadas nas 16 regiões administrativas do estado. Todas as 91 diretorias regionais da Secretaria de Educação serão contempladas 241 municípios que receberão aulas do programa Novotec.

Inscrições

Podem se inscrever gratuitamente nos cursos os alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade. O estudante deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.

O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até 16 de outubro, enquanto para os estudantes que atualmente estão na rede privada, esse prazo vai até o dia 30 deste mês. A preferência pelas vagas será dada para aqueles que residem mais próximo das unidades escolares que receberão o Novotec.

Foto: Divulgação

One thought on “SP oferta mais de 23 mil vagas para cursos técnicos do programa Novotec

Deixe um comentário