Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas em Viracopos

Cidades

Na manhã desta terça-feira (6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Overload contra tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos. No total, 200 policiais federais, 80 policiais militares e 6 policiais civis participaram do cumprimento de 44 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão temporária, em quatro estados do país.

As investigações tiveram cooperação entre instituições e órgãos públicos (Secretaria da Receita Federal do Brasil, PRF, Polícia Militar do Estado de São Paulo). De acordo com a PF, entre os investigados presos, 33 são homens e duas são mulheres.

A organização criminosa é composta por brasileiros, responsáveis pelo fornecimento de cocaína que seria exportada para a Europa. Além disso, o grupo aliciava funcionários do aeroporto para que interferissem a favor da quadrilha nas atividades de logística do terminal. As investigações iniciaram-se em fevereiro de 2019, com a apreensão, na Área Restrita de Segurança (ARS) do Aeroporto de Viracopos, de 58 kg da droga.

De acordo com a PF, entre os empregados e ex-empregados de empresas prestadoras de serviço na área restrita de segurança do aeroporto aliciados, há dezenas de pessoas em funções diversas (vigilantes, operadores de tratores, coordenadores de tráfego, motoristas de viaturas, auxiliares de rampa, operadores de equipamentos e funcionários de empresas fornecedoras de refeições a tripulantes e passageiros), que eram os responsáveis pelo esquema de embarque das drogas nas aeronaves com destino ao exterior.

Segundo a Receita Federal, com a concretização da ação, a expectativa é de uma redução do volume de drogas, especialmente cocaína, apreendidas no âmbito de Viracopos. O volume de drogas apreendido vinha crescendo de forma preocupante e atingiu, considerando a remessa expressa, a exportação e a bagagem, quase uma tonelada apenas no ano de 2019.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

One thought on “Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas em Viracopos

Deixe um comentário