Governo de São Paulo abre matrículas na rede estadual para 2021

Cidades

Estão abertas aos estudantes, a partir desta terça-feira (6), as matrículas na rede estadual para o ano letivo de 2021. O prazo para os alunos que já fazem parte da rede termina no dia 16 de outubro e a solicitação deve ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP ou pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED).

Para aqueles estudantes que ainda não fazem parte da rede, o prazo vai até o dia 30 de outubro e é necessário procurar qualquer escola estadual, a diretoria de ensino ou os postos do Poupatempo em todo o estado.

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, alunos e responsáveis poderão selecionar, no momento na matrícula, oportunidades adicionais como os cursos idiomas, o modelo de ensino técnico do Novotec, o 4º ano opcional do ensino médio e a matrícula em escolas de tempo integral (carga horária entre sete e nova horas).

Ensino técnico Novotec

Destinado aos estudantes que concluíram o ensino fundamental, permite que os alunos cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno. Os cursos serão alinhados de acordo com o interesse e com as demandas do mercado. As opções são: administração, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, guia de turismo, informática para internet, logística, marketing, recursos humanos e serviços jurídicos.

Haverá certificado de conclusão do ensino médio com habilitação técnica.

4º ano do ensino médio opcional

Os alunos também terão a opção em 2021 de cursar o 4º ano do ensino médio para aprofundar os conhecimentos e corrigir possíveis lacunas na aprendizagem em determinadas disciplinas. Para isso, devem manifestar interesse, a partir desta terça-feira (6), em permanecer na rede estadual para cursar o 4º ano e posteriormente confirmar esta solicitação em dezembro. Também devem escolher entre três e 13 disciplinas para compor seu currículo. A oferta de vagas pode vai variar de acordo com a disponibilidade da escola.

Serão oferecidas em janeiro aulas de reforço para os alunos que optarem.

Volta às aulas opcionais

Segundo o governo estadual, estão mantidas, para esta quarta-feira (7), a volta opcional das aulas para alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. Para as escolas que atendem estudantes do ensino fundamental, a data prevista de retorno foi alterada para o dia 3 de novembro.

Tanto o calendário de retomada presencial, como a realização de atividades de reforço nas escolas municipais, estaduais e privadas dependem da autorização de cada prefeitura.

Para a reabertura, limites máximos de alunos e protocolos sanitários devem ser respeitados. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais, enquanto que para os anos finais dos fundamental e ensino médio, o limite máximo não pode ultrapassar 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário