Estado de SP inicia campanha de vacinação contra poliomielite e outras doenças

Cidades

A campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação deve ser iniciada a partir desta segunda-feira (5) em todo o estado de São Paulo. De acordo com o governo estadual, o objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade e reforçar a proteção contra paralisia infantil (poliomielite) nos menores de 5 anos.

Com o intuito de garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis pelos menores de 1 a 5 anos deverão levar os filhos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP). Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a meta é alcançar cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças, isto é, ao menos 2,1 milhões. A revacinação contribui com a redução do risco de reintrodução do vírus no país.

Simultaneamente, a campanha de multivacinação terá o foco de atualizar as carteirinhas das crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, a fim de garantir a devida proteção contra vírus que circulam no Brasil.

No total, 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças serão oferecidas: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais), além de vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Uma nova vacina, já inserida na campanha, também passou a integrar o SUS: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas. Somando todos os tipos, são mais de 5,2 milhões de vacinas distribuídas nos postos do estado para aplicação na população-alvo.

De acordo com o governo estadual, 30 mil profissionais de saúde serão mobilizados até 30 de outubro. O Dia de Mobilização (“Dia D”) ocorrerá em 17 de outubro, com postos abertos no sábado.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário