TST aprova reajuste de 2,6% e determina encerramento da greve dos Correios

Cidades

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou na segunda-feira (21) o dissídio coletivo ingressado pelos Correios e aprovou um reajuste de 2,6% para os colaboradores da empresa. Também foi determinado o retorno dos funcionários aos postos de trabalho para esta terça-feira (22). Em caso de descumprimento, a multa diária chega aos R$ 100 mil para a categoria.

Com relação aos dias parados, foi definido que metade do período será descontado em folha, enquanto o restante vai ser compensado.

Em nota, os Correios declararam que as negociações iniciadas em julho “buscaram negociar os termos do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, em um esforço para fortalecer as finanças da empresa e preservar sua sustentabilidade. Ficou claro que é imprescindível que acordos dessa natureza reflitam o contexto em que são produzidos e se ajustem à legislação vigente”.

Outro lado

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (FENTECT) afirmou que realizará reunião para avaliar o cenário e orientou os sindicatos a manterem assembleias nesta terça-feira, como já estava programado.

Para a FENTECT, os Correios mostraram durante as negociações “total intransigência em dialogar com a categoria e se mantiveram firmes no ataque e na retirada das cláusulas previstas no último acordo coletivo, que teria vigência até 2021”. Também foram feitas críticas ao julgamento. “Novamente, para a Federação (FENTECT), o Judiciário voltou a agir como porta-voz dos Correios, compactuando com a retirada de direitos históricos da categoria”.

Foto: Votura Indaiatuba News/Arquivo-Grupo RVC

One thought on “TST aprova reajuste de 2,6% e determina encerramento da greve dos Correios

Deixe um comentário