Intensificação da vacinação contra o sarampo segue até o final de agosto

Cidades

Durante todo o mês de agosto a Secretaria de Saúde promove uma intensificação de vacinação contra o sarampo. Para as pessoas de 30 a 49 anos a vacinação acontece de forma indiscriminada, ou seja, todas as pessoas dentro dessa faixa etária devem receber a dose. Já para crianças e adultos com idades entre 6 meses e 29 anos vacina é indicada de forma seletiva, ou seja, se houver alguma dose em atraso. Por essa razão é muito importante apresentar a carteira de vacinação em um dos pontos onde estão acontecendo as ações de intensificação, conforme calendário abaixo.
No último sábado (1), quando a ação aconteceu na Praça Dom Pedro II das 9h às 13h foram verificadas 580 carteirinhas de vacinação e aplicadas 300 vacinas. A equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram ainda 588 aferições de temperatura e orientações para a população.
Vacinar a população contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão do vírus no Brasil, que voltou a circular em 2019. Em Indaiatuba foram registrados no ano passado 42 casos, sendo 10 casos em menores de 1 ano e 32 casos da faixa etária de 1 a 50 anos. Este ano foram registrados dois casos, ambos em fevereiro, sendo um em menor de 1 ano e outro em maior de 1 ano.
O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta