Viracopos apresenta recuperação gradual de passageiros em junho

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A previsão é que o mês de julho apresente nova alta, porém ainda gradual e lenta se comparado ao mês de julho de 2019

A movimentação de passageiros no mês de junho no Aeroporto Internacional de Viracopos, indicou que há uma retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas após uma queda brusca chegar a quase 82% de redução no mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado por causa da pandemia.
Apesar de ainda apresentar queda de 65,5% na comparação entre junho de 2020 e junho de 2019, houve aumento de quase 30% na comparação entre maio e junho deste ano. Enquanto maio teve 226.570 passageiros, o mês de junho registrou 305.467 pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal de passageiros em voos nacionais e internacionais.
Já no acumulado dos primeiros seis meses do ano de 2020, a queda chega 40,6% em relação ao primeiro semestre de 2019. Até o mês de fevereiro deste ano, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série de 17 altas mensais seguidas. Em janeiro, o aeroporto chegou a transportar 964.792 com crescimento de 8,35% em relação a janeiro de 2019.
A previsão é que o mês de julho apresente nova alta, porém ainda gradual e lenta se comparado ao mês de julho de 2019 quando o aeroporto registrou recorde histórico com 995 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

Recuperação
A recuperação no setor de aviação apresenta tendência de crescimento gradual e lenta após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia. O aeroporto chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril).
No mês de maio, houve pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens por dia, em média. A previsão para julho é de que o movimento diário chegue a 130 pousos e decolagens.

Ações contra o contágio
Viracopos ampliou o processo desinfecção especial de todo o terminal de passageiros e de ônibus utilizados pelos passageiros no deslocamento até as aeronaves. A iniciativa visa minimizar a propagação da Covid 19 diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas.
A desinfecção ocorre diariamente, sempre antes dos horários de pico operacional, e deve ocorrer pelo menos três vezes ao dia. O aeroporto já havia realizado duas desinfecções do terminal como teste, mas agora estas ações passam a ser regulares e constantes. Também serão desinfetados os carrinhos de bagagem.
No meses de abril e maio, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate ao contágio pela Covid 19. Ações como ampla higienização, avisos sonoros, sinalização de distanciamento e desinfecção constante, já adotadas nos últimos meses, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.
Com esta nova ação de desinfecção especial, o protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla, até agora, 33 medidas que elevam o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.
Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização. Desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à Covid 19.
Também foi implementada a higienização e desinfecção constante (a cada quatro horas) de diversas partes do aeroporto tais como escadas rolantes, cadeiras, elevadores, balcões, mesas, corrimãos, carrinhos de bagagem e demais aéreas de contato. Os assentos agora possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros.
Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.

Foto: Divulgação

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