Tornado em Indaiatuba completa 15 anos

Cidades

O tornado deixou um enorme rastro destruição na cidade e os ventos foram estimados em mais de 200 km/h

Na tarde do dia 24 de maio de 2005, um tornado violento com vórtices atingiu Indaiatuba. O tornado causou prejuízos estimados em R$ 97,2 milhões, o que fez a prefeitura decretar estado de calamidade pública. Esse foi o primeiro tornado com multi-vórtices a ser registrado no hemisfério sul e o primeiro violento a ser registrado através de imagens.
O chocamento de massas de ar, corrente de jato em médios níveis e o alto cisalhamento do vento incomum para o outono no estado São Paulo naquele dia contribuiu que as tempestades severas acabassem formando um tornado. O tornado foi classificado como F1, mas logo depois foi reclassificado como F3 após a contagem de danos, mas estudiosos insistem que ele foi para a intensidade F4. O tornado ocorreu em uma terça-feira deixando um enorme rastro destruição na cidade. Os ventos foram estimados em mais de 200 km/h.
Três torres de alta tensão foram retorcidas pelo tornado na região próxima ao Campo de Provas da General Motors. Ao todo, 220 postes de energia elétrica foram derrubados e danificados; e escolas, postos de saúde e parte da prefeitura também foram destruídos. Pelo menos 400 casas foram destelhadas; e os fortes ventos derrubaram muros, telhados, estruturas metálicas, postes, galpões e árvores.
Houve prejuízo em pelo menos 400 empresas do distrito industrial, das quais 15 ficaram totalmente destruídas. Além disso, todas as 720 empresas que existem na região mantiveram-se paradas pela falta de energia elétrica por mais de três dias. A força do vento derrubou e descarrilou 18 vagões que estavam vazios e estacionados nas linhas da Ferroban, no bairro Pimenta, cada vagão pesa aproximadamente 25 toneladas. Os prédios do Serviço Nacional da Indústria (Senai) foram destruídos pelo fenômeno, que desmantelou a portaria, causou destelhamento, quebrou vidros, arrancou árvores e derrubou os alambrados.
Seguindo um rastro destruidor pela cidade, o tornado atingiu os bairros Esplanada, Pau Preto, Remulo Zoppi, Cecap, Jardim Renata, Mercedes, Oliveira Camargo e Pimenta. Porém, o Distrito Industrial foi o bairro mais atingido. O vento arremessou partes das coberturas de vários galpões, que foram encontradas a uma distância de até três quilômetros. Algumas estruturas atravessaram, inclusive, a rodovia Santos Dumont.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário