Gaspar volta atrás e anuncia fechamento do comércio para manter acordo com Doria

Cidades

Administração municipal de Indaiatuba mesmo não sendo cobrada na Justiça, resolveu suspender o decreto de flexibilização

Após causar mal-estar com o governador do Estado, João Doria (PSDB), o prefeito Nilson Gaspar (MDB) anunciou neste domingo (19) que voltará atrás e revogará o decreto número 13.951 publicado na última quinta-feira (16) que permitia a flexibilização do comércio em Indaiatuba.

O secretário de Estado, Marco Vinholi, que também é presidente estadual do PSDB, notificou a cidade na última sexta-feira (17), considerando a ação de reabrir os comércios inadmissível e pouco razoável, e que o decreto estadual nº 64.881 de 22 de março que implantou a quarentena, era claro neste sentido, valendo para todos os 645 municípios paulistas.

O governo de Indaiatuba e o governo do Estado são aliados através do deputado Rogério Nogueira (DEM). A direção Estadual do PSDB também interveio no comando local do partido em março, para nomear funcionários comissionados da administração municipal, acordando o apoio ao grupo político de Nogueira e Gaspar.

A administração municipal de Indaiatuba mesmo não sendo cobrada na Justiça, com ação ajuizada, resolveu suspender o decreto de flexibilização dos comércios em Indaiatuba. O recuo do prefeito Nilson Gaspar (MDB) foi baseado exclusivamente após a determinação do governo do Estado e de decisões judiciais em outras cidades, que analisaram que o decreto estadual de 22 de março está acima de decretos municipais.

“Se não seguirmos o decreto estadual, sofreremos penalidades, não só a prefeitura, mas para o prefeito, com ações civil e criminal além de multas, inclusive para os comerciantes”, disse Gaspar em seu pronunciamento neste domingo (19).

Na tarde de sexta-feira (17) o governador João Doria (PSDB), anunciou que o período da quarentena no Estado será estendido até 10 de maio.

Foto: Divulgação/Arquivo-GOVSP

Deixe um comentário