Missas continuam sendo realizadas de forma privada em Indaiatuba

Esporte

“Eu não conseguiria celebrar uma missa para 30% de pessoas, distribuir senhas na porta da igreja ou agendar, porque é a casa de Deus” diz Padre

O Padre Rogério Carvalho de Almeida, pároco da Igreja Santa Rita de Cássia fez pronunciamento na manhã deste sábado (18) sobre o decreto municipal 13.951 do prefeito de Indaiatuba Nilson Alcides Gaspar (MDB) que foi publicado na quinta-feira (16).

O decreto que flexibilizou as atividades comerciais, também regulou o funcionamento das igrejas, a liberação dos cultos no município com a ocupação de até 30% da capacidade do local.

“Nós padres da nossa Forania São José de Anchieta, realizamos uma reunião na sexta-feira (17) no Mosteiro de Itaici, para juntos como igreja, encaminhar o que vamos adotar. Diante das discussões, tendo em vista que o nosso governador João Doria prorrogou a quarentena até o dia 10 de maio, nós fizemos três escolhas, a prudência, a fraternidade como dom e compromisso aos mais necessitados, de bem, e também, a questão da saúde, respeitando a ciência.

“Eu não conseguiria celebrar uma missa para 30% de pessoas, distribuir senhas na porta da igreja ou agendar, porque é a casa de Deus, ou eu celebro para todo mundo ou eu celebro da forma que estamos fazendo, de forma privada. Nós achamos mais prudente a forma privada em atenção ao povo de Deus, porque a pandemia não cessou, ela ainda continua e nós temos que redobrar os cuidados médicos e de higiene, lavar as mãos, sair de casa apenas estritamente o necessário. Nós optamos pela prudência, pelo respeito as pessoas, fraternidade, dom e compromisso”, enfatizou o Padre Rogério.  

Comunicado Paroquial 03/2020

“Estimados irmãos e irmãs, graça e paz a todos. Diante do decreto 13.951 de 16/04/2020 feito pelo nosso prefeito Nilson Gaspar em atenção as autoridades de saúde e na comunhão com os padres e diáconos da Forania São José de Anchieta a Paróquia Santa Rita de Cássia informa as seguintes orientações pastorais visando o bem comum da nossa comunidade e em favor da dignidade da pessoa humana, valores cruciais para nossa fé católica, desta forma orientamos:

  1. As missas continuam sendo realizadas de forma privada, ou seja, sem o povo, com transmissão pelas nossas redes sociais paroquiais, todos os dias às 10h da manhã.
  2. A nossa secretaria paroquial continuará atendendo de forma restrita no horário normal, não funcionará no dia 20 e 21/04, voltando ao pleno funcionamento no dia 22/04.
  3. As confissões serão realizadas por agendamento durante o período da pandemia para aqueles que não estão no grupo de risco, com intervalo de 30 minutos, para não haver aglomerações.
  4. O sacramento da unção dos enfermos será realizado por agendamento para casos críticos, obedecendo todos os protocolos médicos para visita aos hospitais.
  5. Todas as atividades pastorais continuam suspensas em todas as comunidades.
  6. As catequeses serão realizadas todas as terças-feiras das 19h30 às 21h com o pároco Padre Rogério pelo Facebook paroquial dará a catequese online para todos as crianças, jovens e adultos.  
  7. A reabertura da Igreja para visitação e orações será no horário de expediente da secretaria paroquial a partir do dia 22 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta e aos sábados das 8h às 12h. Os funcionários da limpeza realizarão a higienização com álcool 70 e cloro, a cada três horas, conforme decreto.
  8. Para as comunidades foi solicitado a abertura da igreja para orações particulares pelo menos uma vez na semana, em um período.
  9. Reforço da campanha solidária paroquial para arrecadação de alimentos, tendo em vista a procura de pessoas procurando ajuda.
  10. A partir do dia 27 de abril das 16h às 19h30 de terça a sábado, vamos retornar com a nossa pastelaria Paroquial, visando prover minimamente as necessidades financeiras da nossa paroquia, respeitando as normas do decreto municipal, com sistema de drive-thru ou retirada do pastel no balcão, não podendo ser consumido no local, também será aceito encomendas de pastel, com dois sabores, carnes e queijo. O grupo de senhoras que trabalhavam, continuam afastadas por tempo indeterminado, e um grupo de pessoas não do grupo de risco assumirá com utilização de máscaras, luva, toca, EPIs, distanciamento e seguindo as normas de higienização.
  11. Será comemorado o mês da nossa padroeira Santa Rita, inclusive com o tradicional pão, vamos refletir como realizar as atividades.
  12. A conta corrente Paroquial para pagamento de dízimos e demais contribuições é no banco Bradesco, agência 2698 e conta 1501-6, com CNPJ 44.588.960/0057-44. Para maiores informações pelo telefone 3875-2488.”

  Foto: Reprodução/Facebook

Deixe um comentário