Doação de sangue tem medidas de segurança

Cidades

A campanha mensal de doação de sangue promovida na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp está mantida para sábado (28), na unidade da Fiec do Jardim Regina.
Em nota, o Hemocentro informa que “até o momento” tem mantido as campanhas de doação de sangue “para que não tenhamos mais um problema que seria a falta de sangue.”
Entre as medidas de segurança adotadas estão a higienização das mãos e limite da entrada de muitas pessoas, quando o local for fechado.
A Fiec distribuirá 150 senhas on-line e 50 presenciais, nos horários das 8h30, 9h30, 10h, 10h30 e 11h. O acesso será restrito a 40 pessoas por horário. Orienta-se, ainda, que os candidatos não levem acompanhantes, principalmente crianças, ao local da doação.P
Para agendamento e retirada da senha on-line, o candidato deve fazer um cadastro em https://processoseletivo.sophia.com.br/SophiA_5/Default.aspx?escola=6462. Para a retirada de senha presencial, os candidatos deverão comparecer à Fiec, a partir das 8h30, para evitar aglomerações e reduzir o tempo de espera desta primeira turma. O Hemocentro dará início ao processo de triagem da doação a partir das 9h.

Quem pode doar
Para ser um doador, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Não poderá ser doador o candidato que nos últimos 30 dias tenham retornado de viagem ao exterior, ou que tenham tido sintomas respiratórios, incluindo gripe ou febre.
O ato da doação fica restrito para pessoas que tenham se vacinado contra gripe há menos de dois dias, estejam em tratamento odontológico, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de um ano, tiver piercing ou tatuagem também há menos de um ano, for diabético, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e fumar horas antes.
O Hemocentro ainda orienta que candidatos que estejam aptos e que tenham 60 anos ou mais, não compareçam à doação de sangue.

Foto: Juliana Wolf

Deixe um comentário