Polo Shopping terá ação do Dia Mundial do Rim

Cidades

Campanha de prevenção no sábado, das 10h às 20h, oferecerá testes e orientações sobre os perigos da doença renal crônica

O Instituto Gabriel inicia neste sábado (14), no Polo Shopping (Jardim Tropical), a campanha “Saúde dos Rins para Todos”, em referência ao Dia Mundial do Rim. A ação de prevenção é promovida em Indaiatuba pelo sétimo ano consecutivo.
Quem passar pelo shopping das 10h às 20h terá a oportunidade de fazer testes – aferição de pressão arterial e glicemia, além de cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) – e receber informações sobre como prevenir as principais doenças renais. A nutricionista Izabel Matos e o educador físico Daniel Fernando Panserini estarão prestando orientações.
Maria Inês Carvalho, presidente do Instituto Gabriel, ressalta que uma em cada dez pessoas no mundo convivem com a doença renal crônica (DRC). “O diagnóstico no Brasil, na maioria das vezes, é tardio e incompleto”, lamenta. “Creatinina sérica e proteína na urina devem fazer parte dos exames médicos anuais de rotina.”
Ela alerta que grande parte das pessoas que desenvolvem a DRC vem de pacientes diabéticos. “Aqueles que, porventura, tenham desenvolvido patologias associadas, como a perda de visão, terão maior predisposição para desenvolver a doença”, completa.
No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, mais de 20 mil pessoas aguardam por transplante renal e mais de 125 mil estão em tratamento de hemodiálise nas 291 unidades de terapia renal substitutiva.
O Instituto Gabriel atua desde 1999 no incentivo à doação de órgãos e tecidos por meio da conscientização da população e profissionais de saúde. A campanha no Polo Shopping é promovida em parceria com Unimed Campinas, Drogasil e faculdades Anhanguera e Max Planck. Mais informações pelo telefone (19) 3801-2047.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário