Campanha orienta uso correto do ecoponto

Cidades

Objetivo é inibir descarte de lixo no entorno dos pontos de coleta de recicláveis

A Prefeitura lançou campanha para orientar a população sobre o descarte correto do lixo e evitar o acúmulo de materiais no entorno dos pontos de coleta de recicláveis. O objetivo é informar sobre os serviços específicos para que a população possa depositar recicláveis, móveis velhos e entulhos gerados de pequenas reformas. As ações incluem mensagens em outdoors e redes sociais, além da atuação de agentes ambientais.
A Corpus Saneamento e Obras, que tem a concessão do serviço de coleta de lixo no Município, tem disponibilizado agentes para fazer ronda nos ecopontos onde são registrados mais problemas com descarte irregular. O acúmulo de lixo e entulho atrai insetos e prejudica a limpeza da cidade. A pior situação foi registrada no Jardim Europa e na Viber (Cidade Nova). A ação de orientação também está sendo reforçada na Vila Mercedes, Avenida Ário Barnabé e no Parque Ecológico.
Nos ecopontos, sejam subterrâneos ou de alvenaria, é permitido apenas o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem.
O modelo subterrâneo começou a ser utilizado em 2018 e está instalado em 25 pontos.

Cata-Bagulho
As pessoas que precisam descartar móveis e objetos velhos, madeiras e restos de podas de árvores de calçadas podem utilizar a Operação Cata-Bagulho. O cronograma da coleta pode ser conferido no site www.indaiatuba.sp.gov.br. Os materiais só devem ser colocados na calçada no dia anterior à data marcada. Caso haja necessidade da retirada de materiais fora das datas disponibilizadas na programação, o agendamento pode ser feito por meio do telefone (19) 3825-5410. A coleta é feita duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, exceto em feriados, com início dos trabalhos às 7h.

Inertes
No ecoponto de inertes, a população pode levar, além dos materiais permitidos nos ecopontos comuns e no Cata-Bagulho, os entulhos gerados por pequenas obras de reforma, lixo eletrônico, pilhas e baterias.
O espaço foi criado para inibir descartes irregulares de entulhos de construção em terrenos e áreas verdes da cidade.
Semanalmente, são depositados no local mais de 60 toneladas de entulho de construção civil; cinco toneladas de madeira; quatro caçambas de galhos de árvores resultantes de podas; duas toneladas de vidros; uma tonelada de recicláveis em geral, além de 15 a 20 peças de equipamentos eletrônicos.
O endereço do Ecoponto de Inertes é Avenida Artes e Ofícios, no Jardim João Pioli. O serviço funciona todos os dias, das 7h às 19h.

Foto: Eliandro Figueira

Deixe um comentário