Vacinação contra o sarampo tem ‘Dia D’

Cidades

Mobilização será amanhã (15); doses são destinadas a crianças a partir de 5 anos até adolescentes de 19 anos

O Ministério da Saúde, em conjunto com a Prefeitura, promove neste sábado (15), das 8h às 17h, o ‘Dia D’ de mobilização nacional dentro da primeira etapa da campanha seletiva de vacinação contra o sarampo. O público-alvo prioritário são crianças a partir de 5 anos até adolescentes de 19 anos.
No ‘Dia D’, a vacina será ofertada em dois postos de saúde e dois consultórios móveis (veja abaixo). A campanha prossegue até 13 de março, período em que a vacina estará disponibilizada em todas as unidades de saúde. A segunda etapa está prevista para o período entre 3 e 31 de agosto, e será voltada para o público de 30 a 59 anos.
Em Indaiatuba, além de ofertar a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), as unidades irão vacinar contra o HPV na faixa etária de 9 a 15 anos. Para receber a dose, basta comparecer ao posto de saúde com documento e carteirinha de vacinação.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica reforça que toda a população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960 também devem procurar as unidades para atualização da situação vacinal de rotina.

Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Em Indaiatuba, foram confirmados 24 casos em 2019.

ONDE VACINAR NESTE SÁBADO
UBS Camargo Andrade Rua Rudolf Theodor Schel, 72
PSF Parque Corolla Rua Dr. Nelsom Nazário, 80 – Jardim Morada do Sol
Praça Dom Pedro II Centro
Parque Ecológico em frente à UPA

Deixe um comentário