80% dos eleitores cadastraram biometria

Cidades

Novo prazo para regularizar a situação vai até 6 de maio

Cerca de 80,5% dos eleitores de Indaiatuba fizeram o cadastro da biometria, obrigatório para quem pretende votar nos próximos pleitos. Em outubro, haverá eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores.
De acordo com números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a última segunda-feira (3), dos 175.585 aptos a votar no Município, 141.855 fizeram o cadastramento.
O prazo inicial para o cadastro da biometria havia terminado no dia 19 de dezembro. A partir de 6 de janeiro, o TSE liberou um novo período e definiu o limite de 6 de maio para que as pessoas possam regularizar a situação. Após essa data, os cartórios só serão reabertos para o serviço no dia 3 de novembro e o eleitor terá o título efetivamente cancelado.
Caso ocorra o cancelamento, o morador será impedido de votar nas próximas eleições e terá restrições na vida civil, como ser proibido de tirar passaporte ou se inscrever para disputar uma vaga em concurso público.
Para completar a regularização, o eleitor deverá ir ao cartório eleitoral – Rua 13 de Maio, 834 (Centro) – e apresentar documento oficial (com foto) e comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, três meses); além de pagar as multas.
O dia 6 de maio também é o prazo final para emissão do título, alteração de dados cadastrais e transferência do domicílio eleitoral.

Restrições
Quem tiver o título cancelado, entre outras restrições, não consegue obter passaporte ou carteira de identidade; receber salário ou proventos de função ou emprego público; participar de concorrência pública ou administrativa; obter empréstimos em autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrever-se em concurso ou
prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda.

Foto: Arquivo/Indaiatuba News

Deixe um comentário