Viação Itu investe mais R$ 1,2 milhão em superarticulado

Cidades

A Viação Itu, concessionária que opera o transporte coletivo em Itu, investiu R$ 1,2 milhão na aquisição de um ônibus superarticulado. O novo veículo tem chassis Mercedes-Benz O500 MDA Euro V, carroceria Caio Millennium BRT II, e é equipado com ar-condicionado, tomadas para carregamento de celular, telemetria, acessibilidade, GPS, câmera de ré e câmeras nas portas para acompanhar o embarque e desembarque de passageiros.
“A gente olha o ônibus e brinca que ele é do tamanho de Itu. É um veículo moderno, com muita tecnologia embarcada e que irá proporcionar conforto e segurança aos nossos Clientes”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação da Vitu. O “bruto” tem capacidade para transportar 171 pessoas por viagem e irá operar, a partir da próxima terça-feira, nas linhas 75 – Rodovia do Açúcar e 79 – Centro via SP-79.
Nessas duas linhas, diariamente, são transportados cerca de 7,7 mil passageiros. Hoje, o transporte de Itu conta com 87 ônibus, dos quais 72 fazem parte da frota operacional e 15 pertencem à frota reserva, que são utilizados quando os operacionais estão passando por manutenção. “Desse total, temos 14 articulados, dos quais 13 fazem a operação diária e um fica como reserva”, explica Barddal.
O programa de renovação de frota continuará a ser feito neste ano. “Em breve, teremos mais novidades boas para os nossos Clientes”, diz. O processo de renovação começou em 24 de junho do ano passado, quando as concessionárias Vitu e Viação Avante entregaram 10 ônibus zero-quilômetro para o transporte local. Esses veículos também contam com sistema de telemetria, acessibilidade, assentos reservados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos e estão operando em sete linhas.

Tecnologia de F1
As concessionárias implantaram em seus ônibus um sistema de telemetria, tecnologia embarcada utilizada para o controle de diversos parâmetros, inclusive usada nos carros de Fórmula 1 e motocicletas do Moto GP. Com os equipamentos, os 87 veículos das operadoras também reduzem a emissão de poluentes na atmosfera.
“Diariamente, os ônibus deixam de emitir mais de 1 tonelada de poluentes e, com isso, as empresas contribuem com o meio ambiente”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação das empresas. A telemetria, além de contribuir para reduzir a poluição, permite que toda a operação seja controlada em tempo real.
Os funcionários que trabalham dentro do Centro de Controle Operacional (CCO) têm informações detalhadas. É possível saber a rotação do motor, o consumo, a temperatura do óleo, a velocidade, entre outros itens.
Com a telemetria, as viações Avante e Itu estimam uma redução no número de acidentes e ainda redução no número de quebras. O sistema é dotado de uma função denominada shutdown, ou seja, se o motorista deixar o veículo ligado por um período superior a quatro minutos, em marcha-lenta, o motor será desligado automaticamente.
A tecnologia foi testada e os números apresentados são significativos: a redução em 50% no número de quebras, redução de 65% nas reclamações relacionadas à dirigibilidade, 80% nos excessos de velocidade e 60% a menos de acidentes. “Com a telemetria, se o CCO perceber qualquer anomalia, imediatamente é emitido um aviso de alerta para que o motorista pare o ônibus imediatamente. Isso evita quebras e minimiza os riscos de acidentes”, informa.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário