Consórcio BUS+ entrega mais 42 ônibus para RMC

Cidades

O Consórcio BUS+ entregou na quinta-feira (31) mais 42 ônibus zero-quilômetro para atender as linhas metropolitanas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os novos veículos iniciam a operação na próxima segunda-feira (4).
O investimento total feito pela Transportes Capellini, líder do Consórcio BUS+ foi de cerca de R$ 59 milhões no total de 142 veículos desde o final de maio. Com a entrega, o consórcio cumpre e até supera o compromisso firmado com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que era o de entregar 140 ônibus novos. “O BUS+, inclusive, superou o número inicial pois avaliou a necessidade de melhorar ainda mais a prestação de serviços na região”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Consórcio BUS+.
Além disso, entre os 42 novos ônibus entregues, estão incluídos 20 veículos com carroceria alongada, com 13,20 metros de comprimento. Eles têm capacidade para transportar 86 passageiros, com todo o conforto. Os outros 22 ônibus são convencionais e conseguem transportar até 76 passageiros cada um. Desta última entrega realizada, Sumaré vai receber 20 ônibus novos; Hortolândia, sete; Campinas, seis e Valinhos, nove.
O restante dos veículos novos já em operação é do tipo convencional, com capacidade para transportar 76 passageiros cada (34 sentados e 42 em pé). Todos são equipados com ar-condicionado, wi-fi, acessibilidade e tomadas USB. Do ponto de vista ambiental, o motor diesel Euro V possui tecnologia mais moderna e emite menos poluentes na atmosfera. As outras entregas foram realizadas nos meses de maio e setembro, sendo 50 veículos zero-quilômetro em cada uma delas.
Adquiridos pelo Consórcio BUS+, os ônibus substituirão parte da frota dos 408 coletivos que operam nas 151 linhas que interligam os 20 municípios da RMC. As ligações entre os 14 municípios representam 96% da demanda total da RMC. Com o investimento, a idade média da frota metropolitana na RMC baixou para 4,2 anos, abaixo do previsto no contrato de concessão. Os 142 veículos atenderão cerca de 65 dos 130 mil passageiros que utilizam, diariamente, as linhas intermunicipais em 14 municípios da região: Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Indaiatuba, Campinas, Vinhedo e Valinhos.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário