Cemitérios são preparados para as visitas do feriado do Dia de Finados

Cidades

Os cemitérios municipais foram preparados pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente para atender os visitantes neste fim de semana, em virtude do Feriado de Finados. Os cemitérios da Candelária (Taipas e Pedras) e Parque dos Indaiás receberam pintura nova e a capela do Parque dos Indaiás também passou por uma reforma geral, que incluiu a troca do telhado. A partir desta sexta-feira (1) até domingo (3) os portões dos cemitérios estarão abertos das 7h às 17h. Nos Indaiás, a Administração também atenderá no mesmo horário. São esperadas cerca de 20 mil pessoas nos três dias.
O Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas fará a interdição da rua Candelária, em frente às portarias do Taipas e Pedras, a partir da sexta-feira à noite até o final da tarde de sábado, Dia de Finados. A medida é necessária para evitar acidentes em virtude do grande volume de pessoas que circulam pelo local no feriado.
Todos os floristas que ocupam as vagas demarcadas na frente dos cemitérios, tanto da Candelária como dos Indaiás, estão devidamente cadastrados para o trabalho e não é permitido qualquer tipo de comércio ambulante no local sem a devida licença. São três ambulantes no Candelária e 11 no Parque dos Indaiás.
No Dia de Finados os agentes do Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde também farão uma ação preventiva nos cemitérios municipais, da Candelária e dos Indaiás, e também do Cemitério Jardim Memorial, que é particular. Seguindo a Lei municipal nº 5.347/2008, artigo 05, os fiscais farão a retirada de pratos, vasos, plásticos e outros recipientes que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Na próxima semana os agentes retornarão aos cemitérios para concluir a varredura.

Missas
Para os visitantes que quiserem participar das missas nas capelas internas dos cemitérios, as paróquias da cidade se dividiram para fazer as celebrações em cinco horários nos municipais, e dois horários no Cemitério Jardim Memorial.
No Cemitério da Candelária a Paróquia Santa Rita de Cássia será responsável pela missa das 8h, e a Paróquia Perpétuo Socorro pela missa das 10h.
As missas do Cemitério Parque dos Indaiás serão realizadas às 8h com a Paróquia Santa Terezinha; às 10h com a Paróquia São Francisco de Assis, e às 16h com Paróquia Nossa Senhora da Candelária.
No Memorial as missas acontecerão às 14h com a Paróquia Santo Antônio e às 16h com o Mosteiro de Itaici.

Foto: Divulgação/Eliandro Figueira-PMI

Deixe uma resposta