Citroën C4 Cactus THP é potente e confortável

Auto Teste

O C4 Cactus chegou no mercado brasileiro no ano passado para participar do concorrido segmento dos SUVs compactos. Produzido em Porto Real-RJ, o modelo tem desenho moderno com formas arredondadas e robustas. A frente alta tem grade estreita com duas barras paralelas e o Chevron ao centro, trazendo luzes diurnas de LED nas extremidades e faróis com lentes ovais.
As caixas de rodas têm molduras de plástico nas laterais. Na base das portas, elementos almofadados completam o visual. As rodas são em liga leve, de 17 polegadas nesta versão avaliada por Auto Teste, a Shine que custa a partir de R$ 95.990. O rack de teto de barras paralelas é de série. Na traseira chamam a atenção a coluna C bem larga e a pequena área envidraçada, que compromete a visibilidade. As lanternas são horizontais e estreitas, completando o visual robusto da traseira.
O interior traz painel de instrumentos digital. O volante tem base achatada, e o acabamento traz painel em plástico com toque suave. O Cactus tem 4,17 metros de comprimento, 1,71m de largura e 1,53m de altura, com distância entre-eixos de 2,60m, mais próxima da medida de carros médios. O porta-malas tem capacidade para 320 litros. O ângulo de entrada é de 22 graus e o de saída 32 graus. A altura em relação ao solo é boa, com 22,5 centímetros.
O conjunto mecânico oferecido pelo modelo tem duas opções de motor 1.6 16V flex. O primeiro é aspirado, com potências de 115cv (gasolina) e 122cv (etanol) e torques de 15,5kgfm e 16,4kgfm. A outra opção é o 1.6 THP, turbo, de 166cv (g) e 173cv (e), e torque único de 24,5kgfm. Ambos podem vir acoplados ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais, com o modo Eco, que favorece a economia de combustível, e o Sport, que proporciona trocas de marchas em rotações mais elevadas.
A velocidade máxima da versão avaliada com motor 1.6 THP com câmbio automático é de 212km/h e tem aceleração de 0 a 100km/h em apenas 7,3 segundos. O sistema de direção tem assistência elétrica variável. A suspensão é independente McPherson na dianteira e com travessa deformável na traseira. O sistema de freios traz ABS com repartidor eletrônico de frenagem e sistema de frenagem de emergência.
O modelo pode ser encontrado na concessionária da marca em Indaiatuba, Citroën Le Mans, na Av. Presidente Vargas 3001.

Foto: Divulgação

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