Indaiatuba está entre os municípios menos transparentes do Brasil

Cidades

Foram avaliados pelo Ministério da Transparência, Estados e municípios com mais de 50 mil habitantes

Indaiatuba ocupa a 406ª posição entre os munícipios do País em relação a transparência pública, segundo a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º, realizada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Nessa pesquisa, aplicada entre julho e novembro, Indaiatuba recebeu nota 5,87 na escala que vai de zero a dez.
A EBT é uma ferramenta de monitoramento da transparência pública em estados e municípios brasileiros. As avaliações são desenvolvidas para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.
A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360° houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).
A EBT – Avaliação 360° incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Com a aplicação dessa métrica, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.
Foram avaliados Estados e municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas do IBGE em 2017), totalizando 691 entes federativos. No ranking entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Indaiatuba aparece em 8º lugar.
Campinas e Vinhedo lideram entre as cem melhores cidades do País em transparência, com nota 9,04 e 9,01, respectivamente. Campinas é a primeira cidade e Vinhedo é a segunda no ranking da RMC, segundo publicação do jornal Correio Popular.

Deixe uma resposta