Consumidor deve ter cuidado com o Black Friday

Cidades

Mais uma Black Friday se aproxima e o Procon de Indaiatuba orienta os consumidores a fazerem pesquisas de preços com antecedência para evitar surpresas. A pesquisa prévia tem o objetivo de possibilitar comparações de valores dos produtos ofertados para evitar a chamada “maquiagem de preços”. A Black Friday acontece nesta sexta-feira (23) no Brasil, inspirada na tradição americana, que consiste em uma grande queima de estoque no comércio em geral e marca o início das compras natalinas.
De acordo com o Procon, essas promoções seguem os mesmos procedimentos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Outra orientação é para que o consumidor faça também uma pesquisa entre as empresas que participam e as que não participam do evento, para não cair no golpe dos falsos descontos. Os cuidados devem ser redobrados com as compras on-line, checando se o site é confiável, se os prazos de entrega são suficientes.
É importante pedir Nota Fiscal sempre, porque o Procon não intervém em problemas de compras que envolvem cor, tamanho, prazos de entregas ou qualquer coisa que não esteja descrito em nota fiscal e que não se trate de defeito dentro do prazo de garantia. Caso o produto adquirido seja de mostruário, as avarias identificadas devem estar descritas na nota.

Foto: Arquivo/Divulgação-Eliandro Figueira-PMI

Deixe um comentário