PLANTA GOURMET?

Giro Gourmet

“Mandacaru quando ‘fulora’ na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão
Toda menina que enjoa da boneca
É sinal que o amor já chegou no coração…”
Quem não conhece o clássico de Zé Dantas e Luiz Gonzaga!
A música embalou muitas vidas neste nosso Brasilzão de Deus!
Mas se nosso assunto aqui é gastronomia, que raios o “xote das meninas” tem a ver?
Eu explico.
Não é segredo ou novidade a ninguém, que o mandacaru do agreste também serve de base para várias receitas colunarias. Mandacaru é uma das chamadas PANC’S. Já ouviu falar? O termo quer dizer: Plantas Alimentícias Não Convencionais. Elas estão por toda parte. Hoje especialistas falam em cerca de 10 mil espécies no Brasil.
São aquelas que não consumimos por não saber que podem ser usadas na cozinha. Que Desperdício!
Sabe aquele matinho bobo que nasce no quintal de casa? Pois é, pode ser que dê um belo prato.
CALMA! Não vai sair comendo tudo quanto é “folha” por ai. As espécies de PANCS são examinadas e catalogadas. Isto mesmo! Há um catálogo das espécies.
Esta semana eu fiquei sabendo de alguns bares e restaurantes de Indaiatuba que já inseriram em seus respectivos cardápios algumas espécies. E é por isto que eu decidi falar sobre elas. Afinal, nossa missão é trazer novidades para vocês.
Portanto se você ficou curioso, fique atento ao Giro Gourmet Indaiatuba News. Vamos em busca desses chef´s ousados e seus pratos de PANCS.
Mas até lá, tenho uma surpresa gostosa para vocês. Já ouviu falar em “Ora-pro-nóbis”? No mineirês se diz mais ou menos “oroponóbis”, tudo junto. Em latim seria como “Ora por nós”.
A planta é tão consumida nas Minas Gerais, que já não precisa ser considerada PANC por lá.
Bem, se você tem amigos e parentes em Minas, sugiro que peça hoje mesmo, um punhado da planta para fazer a receita que vou te ensinar agora. E quer o melhor? Não precisa se preocupar com calorias. Vamos fazer um pão light de Ora-pro-nóbis.

Ingredientes:
50 g de fermento para pão;
1/2 copo de água morna;
1/2 copo de água fria;
2 colheres de sopa de margarina light;
2 ovos inteiros;
1 colher de sopa rasa de adoçante culinário;
1 colher de sobremesa de sal;
500 g de farinha de trigo;
100 g de folhas de ora-pro-nóbis.

Modo de preparo:
Comece por dissolver o fermento e o açúcar na água morna. Misture em seguida os ovos, a margarina e o sal. Reserve. Leve as folhas de ora-pro-nóbis para bater no liquidificador com a água fria. Junte aos ingredientes reservados, acrescente a farinha e misture até que a massa comece a soltar das mãos. Sove bem e deixe descansar até dobrar de tamanho. Divida a massa em dois pães, coloque em duas assadeiras untadas e deixe descansar novamente até crescer. Leve para assar em forno pré-aquecido até dourar. Sirva.
Gostou?
Fique atento ao Giro Gourmet que vem muito mais por ai.
Ah, esta semana também inaugurou a Bacon Repúblic em indaiatuba. Casa especializada em bacon artesanal. E a gente esteve lá. Quer saber dos detalhes? Semana que vem.

Bon Appetit

Kennedy Gonçalves

Deixe uma resposta