Indaiatuba despencou no ranking do Índice Firjan

Cidades

De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que monitora empregno & renda, educação e saúde, Indaiatuba despencou da terceira colocação em 2013 para a 33ª colocação nacional, segundo dados relativos a 2016 divulgados pelo Sistema Firjan no início do mês.  

O município de Louveira é a cidade mais desenvolvida do Brasil, na análise mais recente utilizando exclusivamente estatísticas públicas oficiais, do estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Ao todo, 5.471 municípios brasileiros foram avaliados, e apenas 431 tiveram alto índice de desenvolvimento, o equivalente a 7,9%.

As 11 melhores cidades da região são, nesta ordem: Louveira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Amparo, Indaiatuba, Holambra, Itapira, Pedreira, Campinas e Valinhos.

O cálculo é feito considerando um índice de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, mais desenvolvida é a cidade. Entre 0,0 e 0,4 – baixo estágio de desenvolvimento, entre 0,4 e 0,6 – desenvolvimento regular, entre 0,6 e 0,8 – desenvolvimento moderado e entre 0,8 e 1,0 – alto estágio de desenvolvimento. Indaiatuba ficou com a nota geral de 0,863167. A nota individual de emprego e renda puxarama nota do município para baixo.

O estudo comparou a situação do país em 2016 com os índices de 2013, ano que antecedeu o início da recessão econômica que desempregou multidões e abalou o país, e “perdeu” 223 cidades na lista das com alto desenvolvimento.

Estudo

O IFDM destaca que o desenvolvimento das cidades brasileiras “regrediu três anos no tempo”, e que o equilíbrio fiscal é importante para que haja uma recuperação da condição antes da crise e “para a manutenção dos recursos que são direcionados para as políticas públicas municipais”, diz o estudo.

“A principal barreira para o desenvolvimento dos municípios é a gestão mais eficiente dos recursos. Dessa forma, acelerar o desenvolvimento no interior do país passa por uma política ampla de capacitação e aprimoramento dos gestores públicos, sobretudo nas regiões menos desenvolvidas”, diz o texto.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal existe desde 2008 e tem o objetivo de monitorar anualmente o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, considerando as diferentes realidades das cidades.

Foto: Arquivo/IndaiatubaNews

 

Deixe um comentário