Fundação Pró-Memória promove programação de férias para crianças

Cidades

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba promove de 16 a 21 de julho, das 14h às 16h30, mais uma edição das atividades bnde férias no Museu Municipal Cvasarão Pau Prketo. As crianças, entre 6 e 10 anos, poderão vivenciar diversas atividades no espaço do Casarão. A capacidade é de 25 crianças por dia.

As inscrições devem ser realizadyyas até sexta-feira (13), das 9h às 17h, na recepção do Museu, localizado na Rua Pedro Gonçalves, nº 477, Jardim Pau Preto. Para a matricula ser efetivada é necessário o responsável, maior de idade, comparecer pessoalmente e levar os seguintes documentos: cópia do RG do responsável, cópia do RG da criança ou certidão de nascimento e cópia do comprovante de endereço. Mais informações pelo telefone (19) 3875-8383.

A programação inclui visitas educativas nas exposições do Museu, oficinas de pintura e desenho, arqueologia para as crianças, dentre outras atividades.uu

Descrição das atividades educativas

Oficina de Reciclagem (Duração: 2h). A oficina visa trabalhar com as crianças de modo lúdico e dinâmico, tendo em vista o despertar da curiosidade e da preocupação com a preservação do Meio Ambiente trazendo a possibilidade de estimular sua criatividade com o reaproveitamento e confecções de brinquedos com utensílios de reciclagem, promovendo o pensamento reflexivo de que o material que era destinado e caracterizado como “lixo” podem transformar-se em brinquedos!

Fazendo xilografias (Duração: 2h). A xilogravura é um tipo de atividade que pode ser feita através de uma arte com decalque, que além de ter um efeito lindo, ainda não exige prática ou habilidade, somente os materiais certos e criatividade.

Qual criança não gosta de brincar com tinta, não é mesmo? Para oferecer esta atividade para a garotada, basta separar tintas em várias cores, pedaços de isopor – os usados como bandeja para alimentos servem perfeitamente para esta proposta – e papéis. Vale entrar na brincadeira para ajudar os pequenos com os desenhos!

Com um lápis grafite ou caneta, desenhe figuras na bandeja de isopor. Depois, com um pincel ou um rolo, passe a tinta (pode ser mais de uma cor) no desenho. E aí é só virar a imagem pintada de cabeça para baixo e transferir o desenho para uma folha de papel ou um pedaço de madeira, por exemplo. Simples, fácil e divertido!

Oficina Silhueta com texturas e colagens (Duração: 1h30); Desenho livre e pintura de silhuetas realizadas pelas próprias crianças, mostrando aspectos das cores e a importância dos registros em desenho. Colagens livres com revistas velhas. Nessa atividade é trabalhada a coordenação motora fina e o movimento de pinça com as crianças.

Oficina – Arqueologia para crianças (Duração: 2h). Escavar um sítio arqueológico em busca de vestígios, listar todos os objetos encontrados e tentar desvendar sua origem. Não estamos falando de uma pesquisa científica em busca de artefatos que contem mais sobre a história humana, mas da oficina Arqueologia para Crianças, no Casarão Pau Preto, que pretende instigar nos pequenos a curiosidade e o interesse sobre nossos antepassados. A oficina será realizada na quinta, 25 de julho, e na sexta, dia 26, às 14h00. Haverá uma reprodução das tarefas de arqueólogos que vão a campo à procura de descobertas sobre civilizações que já não mais existem. As crianças entenderão como funciona esse trabalho, que busca entender o passado por meio de vestígios materiais.

Encontro com os Pais (Duração: 4h). No sábado (21) será realizado um piquenique junto com os pais. Levar algo para o Café da Manhã no Bosque.

PROGRAMAÇÃO

16/07 – 14H ÀS 16H30 – OFICINA DE RECICLAGEM

17/07 – 14H ÀS 16H30 – OFICINA – SILHUETA COM TEXTURAS E COLAGENS

18/07 – 14H ÀS 16H30 – OFICINA – FAZENDO XILOGRAFIAS

19/07 – 14H ÀS 16H30 – OFICINA ARQUEOLOGIA PARA AS CRIANÇAS

20/07 – 14H ÀS 16H30 – OFICINA ARQUEOLOGIA PARA AS CRIANÇAS

21/07 – 10H – PIQUENIQUE COM OS PAIS NO CASARÃO

 

Foto: Divulgação/Giuliano Miranda-PMI

Deixe um comentário