Orquestra Sinfônica realiza concerto com obras de Mozart e Beethoven

Cultura

Em comemoração aos 10 anos de existência, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, realizará neste sábado (16) às 20h um concerto com repertório de dois grandes nomes da música clássica mundial: Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig von Beethoven. A direção artística e regência serão de responsabilidade do regente Paulo de Paula. A realização é da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (Amoji), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem entrada gratuita e por ondem de chegada.

O concerto terá início com a abertura da ópera As Bodas de Fígado (“Le Nozze di Figaro”) de Mozart, e na sequência será executada a Sinfonia n° 3 de Beethoven, mais conhecida como “Eroica”. Estas peças foram especialmente escolhidas para este concerto por causa de sua temática. Ambas representam, de certo modo, os ideais iluministas, advindos da Revolução Francesa, temática presente nas obras dos compositores dos períodos clássico e romântico.

As Bodas de Fígaro foi composta por W. A. Mozart em 1786, baseada peça de mesmo nome, escrita pelo dramaturgo francês Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais (1732-1799), uma comédia que tem como enfoque principal a critica aos hábitos da nobreza da época. Para a expressão do enredo, o autor se utiliza do recurso da sátira como forma de crítica e denúncia aos excessos por eles cometidos. O diretor artístico Paulo de Paula comenta o enredo dizendo que “Segundo alguns musicólogos, a escolha de um tema tão delicado teria trazido grandes problemas para a reputação de Mozart, numa Viena dominada pela nobreza”, apesar disso há quem considere a ópera como a obra prima do compositor.

Já a Sinfonia nº 3 de Beethoven, posteriormente denominada de “Heroica” (ou “Eroica”, do italiano), foi composta entre os anos de 1803 e 1804 e tem uma grande importância na história da música. A Sinfonia é considerada por alguns historiadores como o marco oficial entre o fim do período clássico e início do período romântico na história da música. Beethoven, que sempre demostrou um perfil revolucionário na sua vida e obra, escreveu a sinfonia n°3 em homenagem à Napoleão Bonaparte como Primeiro Cônsul, objeto de grande admiração do compositor, por personificar os ideais da revolução francesa. Entretanto, quando Napoleão se proclama Imperador da França em maio de 1804 o compositor risca violentamente a sua dedicatória com uma faca, a ponto de criar um buraco no papel no manuscrito original. Mais tarde ele mudou o nome para Sinfonia “eroica”, composta “per festeggiare il sovvenire d’un grand’uomo” (“para celebrar a lembrança de um grande homem”).

Serviço

Mozart e Beethoven – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data
:  16 de março.  
Horário: 20 horas 
Local: Sala Acrísio de Camargo
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina
Entrada gratuita e por ordem de chegada 

Foto: Divulgação-PMI

Deixe um comentário